14 de abril de 2007

A importância da drenagem linfática manual

A importância da drenagem linfática manual



A importância da drenagem linfática manual

Encerrando o primeiro dia de palestras no Congresso Internacional de Estética Aplicada, evento simultâneo à Hair Brasil, a professora argentina Ester Paltrinieri falou sobre "Investigação e resultados que justifiquem a drenagem linfática manual". Ester é diretora da Escola Dr. Vodder Center (Argentina), dedicada à atividade assistencial e de difusão da Drenagem Linfática Manual na América do Sul e Europa.

Ester explicou que a drenagem linfática manual é uma técnica realizada através de movimentos regulares com as mãos que procura movimentar o líquido retido no tecido. Segundo as pesquisas apresentadas pela professora, foi contatado que a técnica proporciona: movimento da água em tecidos com efeito anti-edema; evita que a água fique estagnada; produz sensação de prazer; protege o cérebro; diminui os níveis de stresse e incrementa a capacidade de processo curativo; funciona como antídoto contra o envelhecimento; reforça o sistema imunológico; não aumenta a taxa de metástase; tem ação antiinflamatória; tem ação sobre os mecano-receptores; produz relaxamento; e aumenta a produção de endorfina, que bloqueia a dor.

"Ainda faltam muitas coisas para serem comprovadas. É importante ressaltar que trata-se de uma técnica muito específica e precisa ser aplicada por especialistas. A drenagem linfática manual não se aprende em poucos dias. É necessário muito estudo e uma atualização constante", disse.