13 de dezembro de 2004

A maquiagem na dança

A maquiagem na dança



A maquiagem na dança

O maquiador e esteticista Alexandre Simas está desenvolvendo oficinas de maquiagem ligadas à dança, como um recurso de caracterização de personagens que busca ressaltar a expressão facial do bailarino ou dar-lhe nova personalidade.


Nas oficinas realizadas com os alunos da Escola Bolshoi, o maquiador desenvolveu a construção do personagem a sua execução pelo próprio bailarino, pois a maquiagem auto-executada auxilia no processo de elaboração e interiorização do personagem. Os alunos estão aprendendo a desenvolver uma maquiagem básica, com função de ressaltar os traços faciais, definindo o olhar e a face. “É uma forma de autoconhecimento, de construção e concentração do personagem e de descoberta, em que se aprende a valorizar os traços mais representativos e dissimular aqueles não-harmoniosos”, diz o maquiador.

Segundo Alexandre, antes de partir para lápis e pincéis é necessário fazer um minucioso estudo da proposta do espetáculo para desenvolver a maquiagem de modo a fazer uma relação entre personagens, figurino e libreto do ballet. Também as características psíquicas e sociais, além da conformação facial de cada bailarino são levadas em consideração. “A maquiagem é coadjuvante das expressões que fazem o contexto do espetáculo junto com o cenário, figurino e a música. Para os personagens especiais, a maquiagem é individualizada e tem mais elementos; para os outros, é padrão, buscando valorizar a expressão facial.”