16 de setembro de 2014

Abihpec apresenta dados sobre consumo no mercado de cabelos

Abihpec apresenta dados sobre consumo no mercado de cabelos





Abihpec apresenta dados sobre consumo no mercado de cabelos

O Brasil é o segundo maior mercado consumidor de produtos de cabelos do mundo, mas ainda tem grandes oportunidades de crescimento nesse setor. É o que diz pesquisa realizada pela Mintel, empresa global de análise de mercado reconhecida mundialmente. Os dados, de maio deste ano, mostram que 2/3 dos brasileiros gostariam de dar mais atenção aos seus cabelos.

De acordo com a Associação Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o País tem 12% do Market Share mundial na categoria de produtos para cabelos. Recentemente, a entidade notou um aumento de produtos para cabelos com foco em tratamento. Produtos para cabelos danificados representavam 23% do Market share em 2009 e em 2013, já representavam 37%. Produtos para tratamento estão ocupando cada vez mais o espaço do xampu.

Segundo a entidade, o setor encara essa migração de consumo de forma positiva, pois produtos para tratamento têm maior valor agregado. “Essa tendência ressalta a importância dos produtos de higiene pessoal para a saúde, o bem-estar e autoestima da população”, avalia o presidente da Abihpec, João Carlos Basilio.

O Brasil detém 26% do Market Share do mercado mundial quando se trata de condicionadores: de cada 4 condicionadores comercializados no mundo, 1 é vendido no Brasil.

“Temos um mercado forte no Brasil, que ainda nos reserva grandes oportunidades”, afirma Basilio.

Inovação

A cada dois anos, cerca de 30% do faturamento do setor provêm de lançamentos. Este dado reforça a forte inovação que envolve o mundo de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. Os próprios hábitos de consumo mostram que apenas 31% dos consumidores são fiéis às marcas.

Os dados foram apresentados durante a cerimônia do Programa de Qualificação de Fornecedores da entidade.