02 de agosto de 2004

Alisamento temporário: novidade do mercado

Alisamento temporário: novidade do mercado



Alisamento temporário: novidade do mercado

Gilberto Stein, do salão Stein&Kais, em Campinas, São Paulo

Depois do sucesso da chapinha, a grande novidade do setor é o alisamento temporário, que vem conquistando cada vez mais adeptas ansiosas pelo look liso.

O primeiro passo do processo é avaliar as condições dos fios, da raiz às pontas e verificar se a cliente já realizou algum tipo de relaxamento compatível com este. Depois lavar o cabelo com um xampu neutro e dividir o cabelo em quatro partes. Aplicar então produto com um pincel, mecha a mecha, sem atingir o couro cabeludo (é preciso deixar um 1,5 centímetro a partir da raiz). O tempo de aplicação não pode ultrapassar cinco minutos e o tempo de pausa é de 15 minutos para cabelos normais 10 minutos para os sensibilizados.

Após o enxágüe com água morna, tem início outra etapa: a aplicação da loção neutralizadora também mecha a mecha com pincel ou esponja. Deixar agir por cinco minutos, alisando continuamente. Reaplicar e deixar por mais cinco minutos com o cabelo na posição alisada. A operação enxágüe tem duração precisa: três minutos. A reaplicação só será feita quando a raiz crescer cerca de quatro centímetros”.

Porém a cliente precisa tomar cuidado com os produtos utilizados e preferir produtos de marcas conhecidas no mercado. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alertou sobre o risco dos produtos elaborados de forma clandestina, com elevadas concentrações de formol que, embora aprovado apenas como conservante e endurecedor de unhas, em concentrações baixíssimas, acabou sendo utilizado nos alisantes.