04 de outubro de 2004

Aparência mais jovem

Aparência mais jovem



Aparência mais jovem

A cirurgia videoencodcópica tem sido empregada com sucesso para levantar a expressão facial. Segundo o cirurgião plástico Marcos Grillo, o procedimento é capaz de resultar em uma aparência até 10 anos mais jovem, agindo sobre as maçãs do rosto caídas, vincos e rugas na testa, bigode chinês e olhar cansado. “A cirurgia videoendoscópica, que substitui o lifting frontal, recupera a jovialidade da expressão facial e a auto-estima. Para se ter uma idéia do resultado, basta se olhar no espelho, posicionar as palmas das mãos nas têmporas e puxar levemente”, explica.

Em relação ao lifting frontal, a cirurgia videoendoscópica apresenta vantagens bem definidas. “Enquanto na primeira a incisão é ‘bicoronal’, ou seja, tem o formato de um fone de ouvido, tendo início na porção do couro cabeludo logo acima de uma costeleta e se estendendo até a costeleta contra-lateral – o que significa uma cicatriz de aproximadamente 20 cm, a videoendoscopia necessita apenas entre três e cinco pequenas incisões”, diz o médico.

De acordo com Grillo, o endoscópio se assemelha a uma caneta com uma câmera na ponta, conectada a um monitor de tevê. Isso permite que o cirurgião tenha uma clara visão dos músculos e tecidos sob a pele. Com um outro instrumento inserido na lateral, a pele do rosto é estendida, os músculos e tecidos caídos são removidos ou reposicionados - resultando em uma aparência mais jovem.

A recuperação da videoendoscopia também é mais rápida quando comparada à cirurgia convencional. “Os pontos são removidos em menos de uma semana, e em dois dias a paciente poderá voltar a lavar os cabelos normalmente”, finaliza Grillo.