16 de abril de 2007

Atividade física é primordial para a qualidade de vida

Atividade física é primordial para a qualidade de vida



Atividade física é primordial
para a qualidade de vida

Com o auditório lotado, o médico cancerologista Dr. Drauzio Varella ministrou uma palestra especial sobre qualidade de vida na Hair Brasil, na tarde desta segunda-feira (16 de abril). Ele falou para cabeleireiros e outros profissionais da saúde sobre o impacto de mudanças no estilo de vida na melhora da saúde e no bem-estar pessoal e profissional. E a principal mudança, segundo o médico, é a adoção da prática de atividades físicas.

Para ele, a atividade física é a condição primordial para uma melhor qualidade de vida. “O mundo moderno nos trouxe conforto e temos tudo ao alcance das mãos sem precisar fazer esforço. Mas todos devem fazer alguma atividade física. Falta de tempo não é desculpa. Todos temos que achar tempo, encontrar algum tipo de atividade, nem que seja subir escadas. É necessário disciplina militar para uma atividade física.”

Outro fator importante é o controle da alimentação. Dr. Drauzio lembrou que o mundo moderno também trouxe um acesso ilimitado aos alimentos, mas é necessário ter controle. “Não temos limite, gostamos de comer bem e bastante. Cada um tem que conhecer o próprio corpo, quem tem tendência para engordar tem que controlar. Esta falta de controle caracteriza a obesidade, uma das piores epidemias do mundo moderno. É mais fácil fazer alguém parar de beber do que um obeso emagrecer. O paladar está ligado a fatores genéticos. A pessoa come por prazer.”

O médico citou ainda a importância de exames preventivos e lembrou que as mulheres são bem mais atentas a essa questão. "A mulher é mais inteligente neste sentido porque vai ao médico, faz seus exames de rotina. O homem é mais complacente e a pressão é menor.”

E finalizou lembrando que o controle da alimentação, a prática de atividades físicas e os exames preventivos antecipam os problemas com a saúde. “Não quer dizer que fazendo tudo isso, não vamos deixar de morrer. Mas vamos evitar algumas doenças. Morrer porque fizemos coisas erradas a vida toda é humilhante.”

Leia também:
Perigos da utilização inadequada do formol