30 de março de 2008

Autoclave é processo mais eficaz na esterilização

Autoclave é processo mais eficaz na esterilização



Autoclave é processo mais eficaz na esterilização



A autoclave foi apresentada como o processo mais eficaz durante a palestra “Esterilização de material – abordagem prática para o dia a dia”, por Rodrigo Macedo, biomédico da empresa Fanem. A palestra aconteceu no 6º Congresso Brasileiro de Manicures, neste domingo (30).

O palestrante falou sobre o conceito de Biossegurança, que é o conjunto de procedimentos operacionais voltados para prevenção com objetivo de oferecer proteção e segurança ao cliente. “É uma garantia de saúde. Isso agrega um diferencial e traz respeito e confiança. Sabendo que tem segurança, o cliente vai voltar, seja qual for o preço cobrando no estabelecimento.”

Macedo lembrou da Lei 8078, do Código de Defesa do Consumidor, que obriga todo salão de beleza a oferecer segurança a seus clientes. “Todo cuidado é pouco em um salão. Prevenir doenças é dever de todos. E as manicures podem ser responsáveis pela transmissão de bactérias, vírus e fungos.”

A esterilização, processo para destruir microorganismos com finalidade de prevenir infecções e contaminações, pode ser feita mediante aplicação de vapor seco, úmido (autoclave) e agentes gasosos. “ Atualmente, a autoclave é o processo mais eficaz e menos poluente ao meio ambiente. O vapor úmido deve ser a primeira escolha. A estufa (vapor seco) já é processo ultrapassado.“

O biomédico ensinou ainda como instalar e usar corretamente a autoclave, usando, por exemplo, água destilada, já que água normal pode estar já contaminada.