01 de setembro de 2014

Beleza com proteção: a importância da esterilização de instrumentos de trabalho

Beleza com proteção: a importância da esterilização de instrumentos de trabalho





Beleza com proteção: a importância da esterilização de instrumentos de trabalho

O cuidado da beleza está ligado também ao cuidado com a saúde. Por isso a esterilização de instrumentos usados pelos profissionais é fundamental para prevenir infecções e a transmissão de doenças como as hepatites B, C e HIV.

Preocupada com os riscos de contaminação a ANVISA promulgou a Lei 12.592 de 18 de janeiro de 2012, a qual reconhece a profissão de manicure e a responsabilidade desse profissional pela esterilização dos instrumentos. Significa que o profissional responde legalmente e para isso é fundamental ter um equipamento de esterilização de qualidade, pois diminuirá ou eliminará tais riscos.

Liliana Donatelli, consultora em Biossegurança da Cristófoli - empresa fabricante de autoclaves - explica que a esterilização é o processo que destrói todos os microrganismos e tem por finalidade prevenir infecções e a transmissão de doenças. “A esterilização em autoclave é realizada com vapor sob pressão o que torna o processo mais rápido e seguro. A esterilização feita em autoclave mostra que o profissional está atualizado nas questões da saúde. Isso agrega um diferencial e traz confiança tanto para o profissional quanto para o estabelecimento. Por mais que o preço seja superior ao da concorrência é primordial o valor pela segurança e o respeito aos clientes”.

Devemos ressaltar a importância de se adquirir uma autoclave com registro na ANVISA, com credenciais do fabricante, suporte no pós-venda e assistência técnica. “A Cristófoli tem como missão proteger a vida e promover a saúde. Desta forma, fabrica equipamentos de qualidade para estabelecimentos de saúde e beleza, difundindo informações sobre biossegurança a todos os profissionais da área”, acrescenta a consultora.

Veja algumas dicas da Cristófoli que poderão contribuir para proteção do profissional e de seus clientes.

Use sempre:

  • Luvas de procedimento descartáveis para cada cliente. Lave as mãos antes de colocá-las e depois de retirá-las.
  • Avental limpo.
  • Óculos de proteção.
  • Material descartável para cada cliente: lixa de unha e/ou de pé, palito para retirar esmalte, recipiente para água ou kit emoliente para cutícula (luvinha de creme). Use um kit esterilizado para cada cliente contendo uma espátula e alicate para cutícula.
  • Toalhas limpas ou descartáveis para cada procedimento.
  • Lixas para unhas e pés, espátulas de madeira e lâminas descartáveis. Estes materiais não podem ser reutilizados nem reprocessados, pois isso representa risco potencial à saúde.
  • Alicates, pinças, afastadores e tesouras esterilizadas. Primeiramente deve ser precedida a limpeza, realizada com água e sabão ou detergente enzimático, de forma manual ou automática, para remover sujidades visíveis. Devem ser secos com papel toalha, embalados em invólucro (envelopes confeccionados com papel grau cirúrgico) e esterilizados em autoclaves. Depois de esterilizados devem ser conservados em local limpo e protegido.

Mais dicas:

  • Trabalhadores em salões de beleza devem receber Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) — óculos, máscaras, luvas e jalecos — de acordo com as funções exercidas.
  • Profissionais que realizam procedimentos com materiais perfuro cortantes devem ser vacinados contra Hepatite B e Tétano.
  • Equipamentos e instrumentos devem ser disponibilizados em quantidade suficiente para atender a demanda do estabelecimento, respeitando os prazos de limpeza, desinfecção e esterilização.
  • Não sobrecarregue a autoclave. A carga deve permitir a circulação do vapor nas embalagens.
  • As embalagens deverão conter um indicador químico de processo para comprovação da passagem pelo processo de esterilização.
Fonte: Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic) de Porto Alegre.