09 de novembro de 2009

Beleza e Saber é tema de exposição em São Paulo

Beleza e Saber é tema de exposição em São Paulo



Beleza e Saber é tema de exposição em São Paulo


Beleza e Saber são palavras que traduzem a essência da mostra que está acontecendo na Caixa Cultural São Paulo (Galeria Vitrine da Paulista) - Conjunto Nacional até o dia 29 de novembro e que evidencia as culturas indígenas brasileiras.

O destaque das peças confeccionadas com plumas, palhas, dentes de animais e outros componentes, está na estética, uso e contexto cultural onde os artefatos foram criados e utilizados para distintas necessidades culturais. Vale lembrar que a mostra é parte integrante das comemorações dos 20 Anos do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (USP) e tem o objetivo de dar maior visibilidade à diversidade de expressões artísticas notadas na plumária dos índios no Brasil.
De acordo com informações da Profª Dra. Marília Xavier Cury, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo, foram selecionados cerca de 90 artefatos das etnias de tradição plumista. “São elas Bororo, Tukano, Karajá, Urubu-Kaapor, Rikbáktsa (Erigpagtsá), Kaxinawa, Kaiapó-Mekrãgnoti, Kaiapó-Xokrin, Kaiapó, entre outras detentoras de habilidades, técnica e estilos que definem a “Arte Plumária”.



Beleza e Saber, Plumária Indígena é dividida em dois módulos conceituais que evocam a importância plumária na vida das sociedades indígenas no território brasileiro. O primeiro módulo, a Construção da Beleza, apresenta aspectos da tecnologia. Já o segundo, mais amplo, a Manisfestação do Saber, que exemplifica as diferenças estilísticas e a enorme gama de significações dos artefatos plumários, sejam adornos corporais, sejam diferentes categorias.

O termo plumária refere-se à utilização de penas, plumas e penugens de variadas aves na confecção de artefatos, na maior parte adornos corporais. Essas especificidades permitem enumerar diversos estilos provenientes de universos culturais que variam entre si, tanto por modos próprios de classificar o mundo como por distintas situações ambientais e históricas.

Todos os artefatos veiculam mensagens de vários tipos, o que permite a identificação étnica e social do indivíduo, sua posição de dentro do grupo e dos grupos entre si.

Serviço
Exposição Beleza e Saber, Plumária Indígena
Local: Caixa Cultural São Paulo (Galeria Vitrine da Paulista) - Conjunto Nacional – Av. Paulista, 2083 térreo – Cerqueira César - São Paulo (SP)
Visitação: até 29 de novembro
De 3ª a sábado, das 9h às 21h e domingos e feriados das 10h às 21h
Entrada: franca