05 de janeiro de 2009

Beleza: vale mesmo a pena investir nos cremes?

Beleza: vale mesmo a pena investir nos cremes?




Beleza: vale mesmo a pena investir nos cremes?

Com tantos cosméticos nas prateleiras fica difícil escolher. Qual é o melhor creme para evitar os sinais do tempo e realmente vale a pena pagar tanto por um pote tão pequeno? um creme é realmente eficaz no combate a celulite?

Existem substâncias milagrosas na composição dos produtos? Acredito que o mercado atravessa uma revolução real e inovadora na linha de cosméticos, embora seja importante distingui-los das chamadas "propagandas enganosas".

O avanço na indústria de cosméticos e nos procedimentos é nítido e as empresas estão realizando, cada vez mais, pesquisas sérias. Tenho a oportunidade de comprovar isso diariamente no consultório e o preço de um produto para outro também está ligado ao tempo dedicado a uma nova descoberta.

Muitas vezes são anos a fio gastos em pesquisas para a fabricação de um determinado cosmético. Existe também a questão da grife, que encarece, mas na hora de escolher é muito importante optar por produtos de empresas idôneas, de preferência com algum tipo de serviço de atendimento ao cliente explícito no rótulo. É importante que o fabricante ou a farmácia de manipulação possam responder prontamente às dúvidas do consumidor, já que o resultado de um tratamento de pele ou cabelo deve-se levar em consideração a região em que foi desenvolvido.

Os cosméticos nacionais foram idealizados para o tipo de clima e de água brasileiros. Esses fatores fazem a diferença. Na França, por exemplo, o clima é mais frio, a água é calcárea e e alimentação é bem diferente. Ou seja, um shampoo que deixa o cabelo lindo lá fora não terá o mesmo efeito aqui no Brasil.

Outro ponto importante é a visita a um especialista para quem quer acertar na escolha do cosmético mais adequado. Será ele o indicador de cremes a base de fórmulas manipuladas, elaboradas para o tipo de pele específico. Com cremes e loções personalizados, o profissional torna o tratamento mais eficaz e o custo é mais baixo. Além disso, fatores como a alimentação e o estilo de vida também devem ser levados em consideração.

Quando o assunto é celulite, os cremes estão na moda e são muitos os lançamentos que prometem redução de medidas em pouco tempo, mas, vale lembrar que os cosméticos são apenas coadjuvantes de um tratamento que inclui exercícios físicos e, principalmente, uma alimentação equilibrada.

* Luciana Granja é médica especialista Ortomolecular.