04 de abril de 2011

Boas práticas no atendimento em estética

Boas práticas no atendimento em estética



Boas práticas no atendimento em estética ganha destaque na Hair Brasil



Com a finalidade de promover a qualidade no atendimento ao cliente, a Prof. Dra. Adriana Gibotti falou sobre “Bem-estar e saúde: excelência nos atendimentos com aplicação de Boas Práticas” no 10º Congresso Internacional de Estética Hair Brasil.

A palestrante, que é docente da Escola de Medicina e Escola de Saúde e Bem-Estar da Universidade Anhembi Morumbi, falou sobre as normas de biossegurança para a área de Estética.

Uma das normas é com relação à sala de trabalho que deve ter parede e piso claros, lixeira com pedal, papel toalha sempre presente, saboneteira líquida, álcool 70º, maca com revestimento, lençol descartável, papel Kraft, entre outros utensílios.

Outra exigência é com relação ao uso de EPI - Equipamento de Proteção Individual, tais como luvas descartáveis, máscara descartável, touca descartável, jaleco ou uniforme branco de tecido.

A Prof. Dra. Adriana também deu dicas de como manusear as toalhas. A esteticista deve sempre usar uma toalha em cada procedimento. As toalhas de tecido podem ser lavadas com água e ácido peróxido e passada a ferro quente. Outra dica foi guardar as toalhas de forma organizada em local limpo. “O ideal é embalar individualmente em saco plástico e selar. A cliente se sente bem quando chega na sala e a profissional retira uma toalha de dentro de um saco plástico”, disse.

Para a limpeza de instrumentos, o ideal é lavar com água e detergente enzimático e esterilizar dentro de sacos específicos para esta atividade.