19 de novembro de 2007

Calvície é dividida em graus e pode ser tratada combinando medicamentos e cirurgia

Calvície é dividida em graus e pode ser tratada combinando medicamentos e cirurgia



Calvície é dividida em graus e pode ser tratada
combinando medicamentos e cirurgia

Hoje em dia, assuntos referentes à calvície, às formas para combatê-la, os procedimentos utilizados, já tornaram-se domínio público, embora ainda superficial.

Atualmente, a técnica mais revolucionária em relação a transplante capilar é a Técnica Folicular Coronal, ainda pouco praticada no Brasil. Ela reproduz de maneira fiel a anatomia do couro cabeludo, principalmente através da densidade dos fios, isto é, cerca de 40 a 60 unidades foliculares - que são as maneiras como os cabelos nascem no couro cabeludo - são transplantadas por centímetros quadrados.

O objetivo deste transplante é restaurar o volume natural do cabelo, mas é necessário ressaltar que nenhum produz mais fios de cabelo, apenas redistribui os já existentes como foi apresentado no Congresso Internacional da ISHRS 2008, evento que reuniu mais de 650 membros em 49 países e que anualmente acontece em Las Vegas (EUA).

Vale lembrar que a alopécia androgênica pode necessitar apenas de tratamento clínico, cirúrgico ou de ambos, dependendo do grau da calvície. Em geral, a calvície se inicia pelas entradas, com um afinamento dos fios de cabelo e por fim com a queda progressiva destes e a substituição por fios cada vez mais finos até chegar a uma fina penugem, chamado de Norwood graus II.

Mas, as laterais da cabeça na região das entradas também são freqüentemente atingidas. Depois, as "entradas" tendem a se fundir logo atrás do "topete", deixando uma "ilha" de cabelo, intitulado de Norwood graus III, IV e V".

Alguns pacientes apresentam uma calvície que se inicia pela "coroa", o Norwood III vértex, e somente depois atinge as entradas. Outros, ao invés das clássicas "entradas", apresentam um recuo total uniforme da linha anterior do cabelo, e "aumentando" a testa progressivamente, conhecido como Norwood IIa, IIIa, IVa e Va. Somente depois atinge a coroa. Outros podem apresentar uma calvície de início mais difuso, atingindo o topo da cabeça e poupando a linha da frente, como geralmente ocorre na calvície feminina, intitulada pela classificação de Ludwig, I a III.

Dr. Arthur Tykocinski é dermatologista especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, tem a prática voltada ao estudo e tratamento capilar, e é membro da comissão organizadora da XV Congresso Mundial de Transplante de Cabelo, organizado pela ISHRS - Las Vegas (EUA).