23 de maio de 2005

Colágeno hidrolisado na prevenção do envelhecimento

Colágeno hidrolisado na prevenção do envelhecimento



Colágeno hidrolisado na prevenção do envelhecimento


A dermatologista especialista em Cosmetologia e Estética, Ligia Kogos, apresentou os benefícios do colágeno hidrolisado na estética, no II Simpósio Gelita South América, realizado no último dia 18, em São Paulo, para médicos, empresários, profissionais da medicina estética, esportiva e bioquímicos.

Como nas pesquisas e tratamentos da prevenção da osteoartrite, o colágeno hidrolisado vem sendo utilizado pelos profissionais em aplicações estéticas para manutenção da beleza, redução na formação de rugas, flacidez cutânea, auxílio no crescimento e brilho das unhas, cabelos e hidratação de pele.

De acordo com a esteticista a pele do ser humano é formada por fibras elásticas que com o tempo vão perdendo a flexibilidade causando o envelhecimento. “O envelhecimento inicia pouco depois do nascimento, mas os primeiros sinais da perda do colágeno e o aparecimento de rugas começam a se acentuar a partir dos 25 anos de idade”, declara Ligia Kogos.

A especialista informou algumas das principais causas do envelhecimento como: sol, passagem do tempo, estresse, fumo, baixa de estrógenos (principalmente nas mulheres), fator genético e alterações no DNA.

“Após os 30 anos a perda de colágeno no homem é de 1% no ano, nas mulheres, depois da menopausa, a perda anual chega a 2,1%. Como na pele o envelhecimento é percebido também nos cabelos e unhas. Como prevenção o colágeno hidrolisado tem sido o caminho eficaz para retardar a ação do tempo”, diz a dermatologista.

Ela também explicou que o uso de 10 gramas de colágeno na pele aumenta a elasticidade dos tecidos e diminui a degradação cutânea. Para suplementação diária, segundo a especialista, é possível a utilização do colágeno hidrolisado em pó para ser ingerido na sopa, por exemplo. “As substâncias encontradas no colágeno não trazem efeitos colaterais, a absorção no organismo é de 100% e não há estudos de reação do colágeno em contato com outras drogas. O aumento do teor dos tecidos cartilaginosos é evidente com essa suplementação”, completa.