15 de abril de 2007

Como eliminar desperdícios no salão

Como eliminar desperdícios no salão



Como eliminar desperdícios no salão



O administrador de salões L'Officiel (São Paulo), Marcelo Calçolari Ruzzi, ministrou palestra no Seminário Sebrae sobre o tema “Identificando e Eliminando Desperdícios no Salão”. Ele falou sobre a experiência própria do programa que adotou na rede L´Officiel.

Ruzzi lembrou que a empresa moderna tem como principais metas conquistar ovos clientes, manter os atuais e obter lucro como resultado dos bons serviços prestados. “Antes, as empresas que não tivessem lucro tinham como principal resolução aumentar seus preços. Hoje, as empresas avaliam seus processos de produção para identificar os possíveis focos de desperdícios e desenvolver estratégicas para eliminá-los, melhorando a qualidade dos seus produtos e serviços e consequentemente reduzindo os custos.”

O palestrante classificou o desperdício como aquilo que consome recursos da empresa e não gera benefício ao cliente. Ruzzi lembrou que há dois tipos: o desperdício que pode ser medido (água, luz, produtos) e o que pode ser sentido (mau atendimento, falta de comunicação e de preparo técnico dos funcionários).

Ele citou como exemplo o levantamento que fez sobre consumo de água nos lavatórios de uma unidade da rede L´Officiel, onde constatou que havia uma perda de 12 litros de água por cliente. “Por mês, eram 42.000 litros de água, o que significava 15% do valor total da conta. São coisas mínimas mas que passam despercebidas. Por isso é essencial identificar esse desperdício e adotar estratégias para eliminar.”