02 de abril de 2011

Como escolher os produtos para o salão é tema de workshop

Como escolher os produtos para o salão é tema de workshop



Como escolher os produtos para o salão é tema de workshop

A quantidade de produtos para cabelo disponíveis no mercado hoje é imensa, assim como o número de empresas que fornecem. Para discutir como o profissional pode avaliar esses produtos antes de colocá-lo no salão, o visagista Bruce Paes apresentou o workshop “Tricologia e Cosmetologia”, na tarde de sábado, na HAIR BRASIL.

Tricologia é a ciência que estuda os cabelos e suas propriedades físico-químicas. Como explica o palestrante, esse conhecimento, aliado à cosmetologia, é fundamental para que o profissional se destaque e utilize os produtos certos. “A grande dificuldade de escolha dos produtos decorre da falta de conhecimento”, destacou. “Apenas com formação o profissional poderá analisar o cabelo e indicar o melhor tratamento”.

Além da qualidade do produto, Bruce destaca o tempo de aplicação. “A tecnologia evoluiu, mas algumas pessoas resistem a curtas aplicações. Cabe ao cabeleireiro orientar a cliente”, explica. “Porém, a questão fundamental é pesquisar e questionar. Não podemos mais acreditar em tudo que os representantes da indústria falam sem questionar”.

Assunto muito discutido no encontro, o formoldeído (componente das escovas progressivas) ainda causa grande polêmica. “Essa é uma questão complicada, pois o formoldeído faz mal para a cliente e para o profissional, mas traz o resultado”, pondera Paes. “É como fumar, todos sabem que faz mal, cabe a cada um a escolha de utilizar ou não”.

Sobre a escolha do uso do formoldeído e de outros produtos no salão, o palestrante destacou a responsabilidade do profissional cabeleireiro. “Precisamos mudar a nossa forma de pensar, pois tudo que acontece no salão é sim responsabilidade nossa e a saúde tem que acompanhar a beleza”.