29 de março de 2010

Congresso de Estética apresenta a “História do banho”

Congresso de Estética apresenta a “História do banho”


Congresso de Estética apresenta a “História do banho”



Renata Aschar, consultora de marketing e estratégias, e autora dos livros Brasilessência: A Cultura do Perfume (Editora Best Seller), Banho: História e Rituais e Guia de Perfumes, apresentou no Congresso de Estética a história e rituais do banho.

Segundo ela, quando tomamos banho “não imaginamos o que está por trás deste simples gesto”, que afirmou que na antiguidade, os banhos eram vistos como rituais sagrados e populares que tinham como objetivo relaxar os músculos e revigorar a alma. “Porém, na Era Cristã o banho foi visto como um pecado capital pelas igrejas, que proibiram os banhos de corpo inteiro, permitindo apenas que as pessoas lavassem as mãos e o rosto”, completou a consultora.

Durante esse tempo todo, Renata Aschar frisou que as pessoas tomavam banho à Corpo Fechado, onde “lavavam” o corpo com panos perfumados e os cabelos eram escovados com pó. “Para se ter uma idéia, a troca de roupa no século XVI era o mesmo que se lavar”, explicou Renata, que ressaltou que a roupa branca agia como esponja e absorvia a sujeira.

Já partir do século XVIII, a especialista em banhos confirma que o banho passa a ser privado e já de corpo inteiro, deixando de ser visto como um pecado capital. “N século XX, o sabão passa a ser essencial durante o banho e folhetos começaram a ser entregues as pessoas dizendo sobre os benefícios do banho”

Aromas e Rituais
Apesar do banho ter tomado importância recentemente, os aromas e rituais são de longa data. Renata Aschar confirmou que existem diversos tipos de aromas que ajudam o nosso corpo e alma, entre ele os relaxantes, com a Camomila, os afrodisíacos, com a Jasmim e os antiestressantes, com a Baunilha.