07 de junho de 2004

Cuidados especiais com a pele no outono/inverno

Cuidados especiais com a pele no outono/inverno



Cuidados especiais com a pele no outono/inverno

A temporada outono-inverno é o período em que o aparecimento de lesões dermatológicas e sintomas de pele seca e rachada são mais comuns. Os cuidados são imprescindíveis e precisam de auxílio médico. Mas para evitar esses transtornos, uma boa hidratação e a manutenção do uso de filtro solar, podem ser um bom começo, explica o dermatologista Dr. Valter A. Claudino, do Hospital e Maternidade Beneficência Portuguesa de Santo André.

“A baixa umidade do ar e a diminuição da transpiração ressecam a pele do corpo. As partes mais afetadas são as da extremidade, como a parte inferior das pernas, freqüentemente mais seca, mesmo em épocas mais amenas.
A água quente é um dos principais fatores que prejudica a qualidade da pele, pois, enquanto aquece o corpo e reconforta, tira um pouco da gordura natural, chamada de manto lipídico, necessária para manter a aparência saudável. Além da exposição à água quente, os sabonetes alcalinos e os banhos regados a muita espuma, também não são indicados para o inverno.

Para evitar o ressecamento, há dois tipos de hidratantes no mercado: os umectantes (constituído por substâncias com mais capacidade de absorção e retém mais água) e oclusivos (vaselinas, óleos e ceras). Além da hidratação, a proteção da pele é essencial devido à incidência de raios ultravioletas. Engana-se quem acha que nos dias frios e nublados não é preciso usar protetor solar. O uso diário de protetores é necessário mesmo quando o sol não aparece, pois a emissão de raios é constante”, explica o médico.