07 de abril de 2013

Custo, venda de produtos e gestão foram temas da palestra de Carlos Oristanio

Custo, venda de produtos e gestão foram temas da palestra de Carlos Oristanio





Custo, venda de produtos e gestão foram temas da palestra de Carlos Oristanio

Os principais pontos para organizar uma empresa de beleza foram abordados na palestra de Carlos Oristanio, administrador e professor em gestão empresarial, que aconteceu no primeiro dia da Hair Brasil.

A palestra faz parte da ampla grade de workshops da feira e ressaltou a importância do bom gerenciamento para o sucesso de um salão de beleza. “Trate seu salão como uma empresa e não como um hobby”, disse Carlos.

Segundo o palestrante, o gerenciamento deve cuidar do administrativo, financeiro e comercial. No comercial é importante ter o cadastro e controle de seus clientes e saber como manter e atrair sua clientela. Também é necessário ter o controle de vendas, despesas e estoques. “Quando falamos de estoque devemos lembrar que as compras mal feitas são responsáveis por muitas falências em salões. A maioria dos salões de beleza não tem capital de giro suficiente para financiar o giro de estoque, assim, se comprar errado, o salão fica com seu lado financeiro debilitado”, alertou o palestrante.

Quanto aos preços, Carlos Oristanio destacou a importância de se criar preços com base no valor. Segundo o palestrante é importante se perguntar: Seu salão tem preço ou valor?

Para ter um salão com valor é importante: ter qualidade nos serviços, ver quem está disposto a pagar, avaliar qual o custo da sua mercadoria e oferecer sempre produtos de qualidade. “Não estabeleça seu preço com base no salão vizinho”.

Outra dica do palestrante para aumentar a rentabilidade é a venda de produtos. “Se te perguntarem: salão ou loja? Diga os dois. Nos Estados Unidos e na Europa, a venda de produtos de beleza já responde por 40% a 50% do faturamento dos salões, enquanto que no Brasil representa somente cerca de 20%. Devemos aproveitar melhor estas oportunidades que vão gerar mais rentabilidade ao nosso negócio”, finalizou Oristanio.