24 de setembro de 2007

Dermatúnel: informações interativas sobre saúde da pele

Dermatúnel: informações interativas sobre saúde da pele



Dermatúnel: informações interativas
sobre saúde da pele


Bienal do Parque do Ibirapuera foi palco para exposição gratuita sobre saúde da pele. O “Dermatúnel – Uma viagem ao centro da pele” foi uma iniciativa do 62º Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia, que aconteceu entre os dias 2 a 5 de setembro, em São Paulo.

Cenários, recursos audiovisuais e o Homem Virtual da Disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da USP faziam parte das atrações, que transmitiam, em linguagem simples e de maneira divertida, importantes informações científicas.

A visita ao Dermatúnel começava com uma viagem ao centro da pele. Uma narrativa somada a cenários e recursos de som e iluminação fazia com que o público pudesse sentir-se em uma nave espacial. A partir daí os visitantes faziam um “passeio” entre as estruturas da pele, representadas por meio de imagens dinâmicas tridimensionais, projetadas em telões. As imagens foram criadas por computação gráfica e fazem parte do Projeto Homem Virtual da Disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da USP.

Após aprender sobre a anatomia, função e importância da pele, os visitantes passavam para os módulos seguintes, que apresentavam informações didáticas a respeito de doenças, assim como orientações sobre prevenção e tratamento. O Dermatúnel também abordava os cuidados necessários para manter a saúde e beleza da pele. Todos os módulos contavam com o Homem Virtual, que ajudava na visualização e compreensão rápida dos temas da exposição.

“Nosso objetivo foi presentear os paulistanos com uma atividade lúdica e educativa, que incentiva bons hábitos, para garantir os cuidados com a pele e a prevenção de doenças”, explica o professor Jayme de Oliveira Filho, presidente do congresso e idealizador do Dermatúnel. “O evento mostra a amplitude da atuação do dermatologista, que cuida de mais de mil doenças”, completa.