15 de setembro de 2016

Desafio Natura Amazônia: Negócios para Floresta em Pé

Desafio Natura Amazônia: Negócios para Floresta em Pé




Desafio Natura Amazônia: Negócios para Floresta em Pé



A Natura firmou uma parceria com a Artemisia (organização sem fins lucrativos, pioneira na disseminação e no fomento de negócios de impacto social no Brasil), para desenvolver uma nova geração de empreendedores de impacto socioambiental na Amazônia. As organizações vão selecionar até 25 startups para o "Desafio Natura Amazônia: Negócios para Floresta em Pé" - programa de pré-aceleração de negócios de impacto socioambiental desenvolvido pela Artemisia com exclusividade para a Natura, destinado a apoiar empreendedores com soluções de impacto socioambiental focadas na região amazônica. A estratégia prevê o entendimento do cenário de empreendedorismo de impacto na Amazônia dentro do contexto de atuação da Natura na região e o fortalecimento dos negócios mais alinhados aos critérios do programa, visando o desenvolvimento socioambiental da região.

São elegíveis startups que apresentem soluções de impacto socioambiental positivo e alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) que tenham relação com o contexto da região; com no mínimo protótipo ou produto/serviço já desenvolvido, em fase inicial de testes até soluções já validadas no mercado; que apresentem soluções inovadoras conectadas à "economia da floresta em pé"; e formada por empreendedores que valorizem e que busquem o desenvolvimento sustentável da região Amazônica, com experiência ou atuação relacionadas à sociobiodiversidade.

O programa contará com uma formação presencial focada no desenvolvimento de competências empreendedoras – na qual serão trabalhados os modelos de negócios e refinamento do impacto socioambiental das soluções selecionadas – uma imersão de alto impacto com duração de cinco dias em Benevides (Pará). Entre os benefícios do programa estão o acesso a mentores da rede Artemisia e Natura; conexão com outros empreendedores da região; acesso à metodologia de pré-aceleração Artemisia; entre outros. Após a formação presencial ocorrerá o acompanhamento da evolução dos participantes do processo; os negócios que mais se destaquem no programa – até três – receberão sessões de mentorias exclusivas (conduzida pela equipe da Artemisia). O objetivo é que os empreendedores possam desenvolver todo o potencial para causar impacto positivo na região. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 30 de setembro de 2016 pelo hotsite www.artemisia.org.br/desafionaturaamazonia/

Aliança estratégica
A Natura – por meio do Programa Amazônia – tem como visão impulsionar um novo modelo de desenvolvimento para a região Amazônica; um modelo mais inclusivo e sustentável que valorize a "floresta em pé". Neste contexto, a parceria com a Artemisia visa alavancar uma nova geração de negócios de impacto socioambiental como alternativa econômica para a região, acolhendo seus habitantes e conservando a floresta. O objetivo é apoiar a real vocação da Amazônia para o desenvolvimento da economia da 'floresta em pé', transformando desafios socioambientais em oportunidades para o desenvolvimento local, partindo do princípio de que Amazônia tem enorme potencial pela sua sociobiodiversidade que deve ser valorizada e respeitada.
"Natura e Artemisia compartilham a visão de que é necessário fomentar e apoiar empreendedores que tenham genuína intenção e propostas sólidas para desenvolver soluções escaláveis e inovadoras aos desafios socioambientais na Amazônia. Acreditamos que ao fomentar e dinamizar um ecossistema de negócios de impacto na região podemos mostrar na prática que é possível a floresta ter mais valor em pé do que derrubada – e que a Amazônia pode ser uma referência mundial em inovação, negócios e soluções para um mundo mais sustentável", diz Renata Puchala, gerente de Sustentabilidade da Natura.

José Mattos Neto, coordenador de Sustentabilidade da Natura, destaca que: "Muito além da compra de insumos da biodiversidade, a empresa quer contribuir para o desenvolvimento da região como um polo de referência em inovação e negócios sustentáveis capazes de gerar valor local de mãos dadas com inclusão social e preservação da floresta".

Para Maure Pessanha, diretora-executiva da Artemisia a aliança entre dois players que são referência em seus respectivos segmentos traz visibilidade a uma questão de suma importância para o país. "Estamos muito felizes por poder levar para uma região que é vital para o desenvolvimento do planeta o conceito de negócios de impacto social. Nós, na Artemisia, acreditamos que este modelo tem o potencial de mudar a qualidade de vida das pessoas; no caso específico da Amazônia também apresentar ao mundo soluções inovadoras que combinam impacto social e ambiental", analisa a executiva.

Sobre a Artemisia
A Artemisia é uma organização sem fins lucrativos, pioneira na disseminação e no fomento de negócios de impacto social no Brasil. A missão da organização é inspirar, capacitar e potencializar talentos e empreendedores para criar uma nova geração de negócios que rompam com os padrões precedentes e (re) signifiquem o verdadeiro papel que os negócios podem ter na construção de um país com iguais oportunidades para todos. Fundada em 2004 pela Potencia Ventures, a Artemisia possui escritório em São Paulo e foi a primeira organização do Brasil a fazer parte da Omidyar Foundation, a mais respeitada organização no setor de investimento de impacto, fundada por Pierre Omidyar, empreendedor do Ebay.