22 de junho de 2009

Dider Grumbach lança o livro Histórias da Moda e abre programação da 27º SPFW

Dider Grumbach lança o livro Histórias da Moda e abre programação da 27º SPFW



Dider Grumbach lança o livro Histórias da Moda
e abre programação da 27º SPFW

A 27º edição da São Paulo Fashion Week foi aberta na semana passada, em São Paulo, com o lançamento do livro Histórias da Moda, de Didier Grumbach, presidente da Federação Francesa da Costura, do Prêt-à-porter, dos Costureiros e dos Criadores de Moda e da Câmara Sindical da Alta-Costur.

Em uma apresentação exclusiva para imprensa e convidados, Didier Grumbach deu uma aula magna sobre o livro que traz a trajetória da indústria da moda e sua evolução no mundo dos negócios.
Histórias da moda narra as transformações sociais e estéticas da moda por meio de pesquisas históricas enriquecidas com as memórias pessoais de Grumbach, que dedicou sua vida ao métier, e dos criadores que fizeram parte desta evolução. O livro, publicado pela Editions du Seuil, em 1993, e republicado pela Editions du Regard, em 2008, na França, foi atualizado especialmente pelo autor para a edição brasileira, incluindo temas como os efeitos da globalização, além de tratar de questões polêmicas como a propriedade intelectual.

Segundo o autor, o livro traz um desejo de propor perspectivas a uma indústria que atualmente engloba muitos fatores – grandes investimentos, gerenciamento, capacidade de produção e difusão dos produtos –, mas que tem como ponto chave a criatividade, a inventividade e a capacidade de reinventar a si própria.

Didier Grumbach indica com este livro um caminho a se solidificar no Brasil, através da regulamentação da profissão, do fomento a novos talentos e do fortalecimento do diálogo entre grupos financeiros e criadores de moda, perspectivas que apontam para uma internacionalização da moda produzida no Brasil.

Moda brasileira
Perguntado sobre sua visão sobre a moda brasileira Didier Grumbach respondeu que: “Hoje podemos dizer que o Brasil é um dos países mais estáveis do mundo. Tem tecnologia, matéria-prima e grandes profissionais. Com todos estes fatores fica mais fácil trabalhar com parceiros brasileiros. Uma prova é estar aqui hoje no Brasil, lançando este livro e nesta parceria entre França e SPFW”.

Para ele, o caminho para a moda brasileira conquistar o mundo está em criar uma moda mundial que pode estar em Paris, São Paulo, Milão, sempre com a mesma linguagem. “É importante que o criador brasileiro não tenha só a visão da moda feita no Brasil, ele deve ter uma visão mundial e sua moda deve falar com compradores de todo o planeta. Não existe mais uma moda brasileira, francesa, etc; você deve identificar a moda por seu design e não pelo país de origem”.

Em relação a crise mundial ele destaca que depois dela o mundo da moda vai trabalhar diferente e ganhar uma nova visão. “A crise vai proporcionar novos encontros e novas parcerias para atender as atuais necessidades. Vai mudar nossa maneira (França) de fazer moda”.

SOBRE O AUTOR
Didier Grumbach nasceu em Paris em 1937. A partir da década de 1960 sempre ocupou posições de direção em importantes grupos franceses da alta-costura e prêt-à-porter. Participou da fundação, entre outras, da Yves Saint Laurent Rive Gauche [1966-78] e presidiu essa maison nos EUA [1980-85] e também a de Thierry Mugler [1978-98]. Desde 1998 é presidente da Federação Francesa da Costura, do Prêt-à-Porter, dos Costureiros e dos Criadores de Moda, bem como da Câmara Sindical da Alta-Costura. Sob sua orientação foram desenvolvidos ou criados inúmeros eventos, tais como o Festival Internacional das Artes da Moda, em Hyères, e o desfile de Jovens Criadores Franceses, em Pequim. História da moda foi publicado originalmente em 1993 (Editions du Seuil) e reeditado em 2008 (Editions du Regard) na França.

SERVIÇO:
Histórias da moda
456 páginas
384 ilustrações
R$ 99,00
Patrocínio: In-Mod – Instituto Nacional de Moda e Design