28 de março de 2009

Especialista do SEBRAE fala sobre contratação de mão-de-obra e a legislação trabalhista

Especialista do SEBRAE fala sobre contratação de mão-de-obra e a legislação trabalhista



Especialista do SEBRAE fala sobre contratação
de mão-de-obra e a legislação trabalhista

O consultor jurídico do SEBRAE-SP e mestre em Direito, Paulo Melchor, iniciou o programa de palestras do 2º Seminário para Micro e Pequenos Empreendedores do Setor da Beleza falando sobre contratação de mão-de-obra e legislação trabalhista.

“É com grande satisfação que abro o Seminário falando sobre um tema polêmico que é a contratação de mão-de-obra e as leis trabalhista, mas se faz necessário para o crescimento do negócio”, disse Melchor citando que este assunto tem sido um dos mais procurados no SEBRAE. “Cada vez mais os profissionais estão se interessando em saber mais sobre Justiça Trabalhista”, completou o especialista.

Para uma platéia com mais de 200 pessoas, entre micro e pequenos empreendedores do trade de beleza, Paulo Melchor lembrou que a Justiça Trabalhista tem mais de 60 anos e não vem se modernizando como deveria, principalmente diante do mercado de beleza que tem demonstrado, cada vez mais, crescimento de mão-de-obra especializada.

“É importante saber todas as informações sobre contratos de trabalho vinculado à Legislação Trabalhista e também dos informais que também tem vínculo empregatício. Existem contratos verbais, escritos e os combinados sem nenhuma combinação escrita para segurança. Esses são perigosos”, explicou o mestre em Direito que também destacou situações que caracterizam vínculo empregatício; terceirização e características de trabalho autônomo; com contrato de prestação de serviços e até as fraudes à lei trabalhista.