28 de março de 2009

Estratégias para formação de preços

Estratégias para formação de preços



Estratégias para formação de preços



O processo e estratégica para definir preços dos serviços prestados em um salão de beleza foram abordados por Jorge Márcio Daniel, diretor das empresas Garra Aliança e da Get´In Comunicação Direta, durante o 2º Seminário para Micro e Pequenos Empreendedores do Setor de Beleza realizado pelo SEBRAE na Hair Brasil 2009.

Na palestra "Formação de preços: o segredo da lucratividade", o palestrante falou que para atingir lucratividade em qualquer negócio é extremamente necessário ter preços adequados, mas com uma visão estratégica dos mesmos. "O preço é uma variável econômica e terá sempre impacto no consumidor. E existem leis e regras econômicas que não podemos passar por cima. O preço é um dos quatro "Ps" do marketing: produtos, preço, promoção e ponto de venda ou de prestação de serviços."

Jorge destacou que o preço é definido pelo mercado e que deve pressupor resultado . "Mas a formação de preço é um processo amplo com múltiplas opções. O certo e o errado, do ponto de vista técnico, podem gerar resultados inversos dos esperados. Atingir o preço certo inclui elementos de visão, vocação, comportamento e raciocínio."

Para ele, não se pode tratar o preço como detalhe, já que ele é elemento fundamental no desenho do plano de negócios ou no planejamento do salão de beleza. Mas o profissional precisa ficar atento a duas premissas importantes: O que eu quero? Onde quero chegar? para definir quais são suas prioridades no negócio e como cobrar pelos seus serviços.

"A formação de preços estratégica está baseada na concorrência com valor agregado e orientado à estratégia do negocio com a realização final do lucro", disse.