30 de setembro de 2008

Evolução das técnicas de preenchimento facial

Evolução das técnicas de preenchimento facial




Evolução das técnicas de preenchimento facial

Como tem sido a evolução das técnicas de preenchimento facial para diminuir rugas e linhas de expressão? Como abrandar os sinais do envelhecimento e deixar o rosto com aparência natural? Quais as novidades que já estão à disposição dos consumidores e podem ser associadas? Essas e outras questões serão debatidas no VI Simpósio de Rejuvenescimento Facial e Videocirurgia (www.cirurgiadaface.com.br), que acontece de 9 a 11 de outubro, em São Paulo.

Dr. Carlos Casagrande, coordenador do simpósio e Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e Membro da Isaps (International Society of Aesthetic Plastic Surgery), explica que as tecnologias dos preenchimentos tiveram uma evolução muito grande nos últimos 5 anos. “Cada vez mais a ciência desenvolve substâncias que preenchem rugas e sulcos e oferecem segurança aos pacientes. As companhias mundiais investem muitos recursos voltados a esse tipo de substância, desde a cultura de células do próprio organismo até substâncias sintéticas que imitam moléculas corporais”.

No preenchimento de rugas, por exemplo, os médicos podem optar por várias formulações diferentes de ácido hialurônico, que dependendo da espessura do líquido e do tipo de moléculas, pode ser utilizado em rugas finas (logo abaixo da pele) ou em sulcos profundos.

“Temos hoje também a hidroxiapatita, uma substância utilizada em medicina há muitos anos, e que sofreu uma transformação tecnológica, que permite correção de sulcos e aumento de volume da face com uma durabilidade maior”, destaca Casagrande.

Preenchimento nas mãos
Para quem se preocupa com o envelhecimento das mãos, as novas tecnologias oferecem boas notícias: o aperfeiçoamento tecnológico do ácido hialurônico, material muito usado nos lábios pela sua segurança e praticidade, possibilitou maior aplicabilidade clínica da substância, que pode ser utilizada no preenchimento de mãos. Através da injeção abaixo da pele consegue-se melhorar a perda de espessura que acontece com o envelhecimento. Manchas senis também podem ser removidas facilmente com as novas tecnologias da luz pulsada.
No rejuvenescimento facial é cada vez mais comum associar peeling e técnicas de preenchimento. Rugas estáticas (presentes na pele apesar de não estarmos movimentando os músculos da mesma e que aparecem ao redor da boca e em pálpebras inferiores) podem ser tratadas com peeling, que fará uma renovação de células e apagará os vincos. Depois, complementa-se o processo com preenchimento para dar volume e forma.

IV Simpósio de Rejuvenescimento Facial e Videocirurgia
Promovido pelo Capítulo de Videoendoscopia da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, em parceria com a UNIFESP e Fleury Hospital Dia, e coordenado pelo Dr. Carlos Casagrande, Dra Lydia Masako Ferreira e Dr. Farid Hakme, Membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da Isaps (International Society of Aesthetic Plastic Surgery), o IV Simpósio de Rejuvenescimento Facial e Videocirurgia (www.cirurgiadeface.com.br) tem como objetivo a atualização e o treinamento prático em cirurgia plástica facial e procedimentos ancilares, com foco na videocirurgia, técnica menos invasiva, mais segura e com rápida recuperação.
A programação inclui palestras, cursos avançados, workshop, cirurgias ao vivo e treinamento para manipulação do instrumental endoscópico. Entre os temas abordados destacam-se Utilização clínica das células tronco em cirurgia plástica, Prótese de Mama endoscópica – Técnicas e resultados, Peeling profundo a laser no tratamento de rugas profundas, Botox, Preenchimentos, Ritidoplastia cérvico-facial, Blefaroplastia, entre outros.