20 de outubro de 2008

Exposição sobre a história e evolução do design nos salões ganha destaque na Ikesaki Design uperstore

Exposição sobre a história e evolução do design nos salões ganha destaque na Ikesaki Design uperstore




Exposição sobre a história e evolução do design nos salões ganha destaque na Ikesaki Design


A mostra “A história e evolução do design nos salões de beleza”, montada com o acervo pessoal do hairstylist Mario Merlino, ganhou destaque na inauguração da mais novo empreendimento do Grupo Ikesaki, a Ikesaki Design Superstore, loja especialmente criada para proporcionar soluções inovadoras para os profissionais da beleza.

No Espaço Cultural criado especialmente na loja todos os convidados para o evento, cabeleireiros, empresários do setor de beleza e jornalistas, puderam conhecer equipamentos utilizados por cabeleireiros da época de Maria Antonieta. “Nosso objetivo é, além de oferecer soluções em equipamentos, decoração e projetos para profissionais da área da beleza, também proporcionar cultura e informação para todos e, por isso, a Ikesaki dá um passo à frente e abre o seu Espaço Cultural”, disse Ricardo Ikesaki, diretor do Grupo.

Segundo ele, a idéia é trazer informações que envolvem o universo da beleza, justamente porque poucos profissionais têm acesso a dados importantes que servem para contar a história e evolução desse segmento que ao longo dos séculos fez as cabeças de importantes personalidades históricas.

Está é a primeira mostra dentro de uma loja que conta a história que conta por meio de objetos que mostra a evolução dos acessórios utilizados pelos profissionais desde o século XXII até a atualidade. São cerca de 30 objetos e acessórios que vão desde um simples borrifador a uma poltrona de barbeiro da década de 30.

Mario Merlino explica que entre as curiosidades está o prato de porcelana para fazer barba do século XVIII, mais precisamente do ano de 1789. “Mas a Mostra fica ainda mais interessante quando nos deparamos com equipamentos que eram utilizados como frisadores, além de enorme esterilizador de cobre, entre fotos e pequenos textos que contam o quanto os profissionais da beleza e suas clientes tinham que ter paciência para a finalização de um penteado que demorava dias para ser finalizado. Caso das perucas criadas por Leonard, cabeleireiro oficial de Maria Antonieta”, ressalta Merlino.

De acordo com o hairstylist, o acervo nasceu quando ingressei na profissão, na época estava com 18 anos. “De lá prá cá fui garimpando objetos e acessórios em feiras ao redor do mundo. Acredito que tenho como missão levar ao conhecimento de meus colegas de profissão um pouco de informação e cultura que cercam esse maravilhoso mundo da beleza", conclui Mário.