16 de agosto de 2004

Flacidez: causas e tratamentos

Flacidez: causas e tratamentos



Flacidez: causas e tratamentos

* Maria de Fátima Lima Pereira

Com o passar dos anos, a elasticidade da pele diminui e os músculos tornam-se menos rígidos, resultado: o rosto e o corpo correm o risco de ficar flácidos.

Depois de uma certa idade, a ação da gravidade é fatal. A hereditariedade é um fator importante, além do sedentarismo, peles claras, excesso de exposição ao sol, que vão contribuir para a flacidez.

É importante salientar que o sol desestrutura as células do tecido conjuntivo, desequilibrando as fibras de colágeno e elastina, que dão sustentação à pele. Com certa idade esta flacidez aumenta, pelo próprio envelhecimento fisiológico, somado a fatores ambientais como: hábitos de vida; alimentação; hidratação (falta de líquidos); sol; cigarro; poluição; sedentarismo; falta de cuidados mais especiais com a pele da face ou do corpo, etc.

O papel dos cosméticos hoje em dia (devido à tecnologia da fabricação e novos princípios ativos), é repor o fator normal de hidratação cutânea (fabricada pela própria pele) como também controlar esta hidratação que poderá ser até excessiva, podendo inclusive desencadear acne.

É preferível que estes cuidados sejam precoces e a parceria médico-esteticista é bem vinda no acompanhamento da pele com flacidez. O cliente/paciente com certeza agradecerá.

Está a disposição da estética alguns recursos técnico-eletro-cosméticos de última geração como por exemplo: as microcorrentes, os equipamentos de corrente galvânica, a drenagem linfática manual ou mecânica, a ginástica facial ativa (o cliente executa movimentos determinados) ou aplicada através de equipamentos, os eletrolipoforese, a corrente russa, eletroridoforese, dibitron, eltrolifting, lifting cosmético, corrente russa, ionoforese, massofilaxia, entre outros.

Todos estes procedimentos estão a serviço da melhora da flacidez. Mas é bom lembrar que é de extrema importância falar sobre a eficiência da atividade física e, que todos os resultados dos tratamentos estéticos aliados à atividade física, com certeza terão um resultado mais eficaz e permanente.

* Maria de Fátima Lima Pereira, é coordenado do Congresso Internacional de Estética Aplicada Hair Brasil, Esteticista facial e corporal e Consultora técnica.