22 de maio de 2004

Gilberto Alves de Mello une simplicidade e talento

Gilberto Alves de Mello une simplicidade e talento



Gilberto Alves de Mello une simplicidade e talento

A trajetória profissional do cabeleireiro Gilberto Alves de Mello (foto) começou há 35 anos, de uma forma bastante inusitada. Quando serviu no Exército, em Pirassununga (SP), começou a cortar os cabelos dos soldados. Logo em seguida, trabalhou na PM e na Rota, cuidando dos cabelos de sargentos e oficiais.

Gilberto sempre buscou seu aperfeiçoamento profissional. Desde o início de sua profissão, fez vários cursos de especialização. “Quando eu comecei a atuar nesta profissão, eu tinha uma rotina puxada pois não queria deixar de estudar. Eu trabalhava em dois empregos e à noite, ia para a escola de cabeleireiros”.

Há 23 anos em seu espaço próprio, localizado na rua da Consolação, em São Paulo, o cabeleireiro tem uma lista de celebridades que freqüentam sua cadeira e se entregam aos seus cuidados. Antônio Fagundes, Agnaldo Rayol, Zélia Duncan, Regina Casé em do salão uma parada obrigatória quando o assunto é cuidar dos cabelos. Atualmente, Gilberto está cuidando do visual de todos os atores do musical Chicago, em cartaz na cidade de São Paulo.

Com vários anos de estrada, Gilberto aprendeu a fazer um trabalho em conjunto com suas clientes e a partir daí, descobriu que o resultado pode ser muito melhor. “Existem cabeleireiros que não deixam a cliente falar. Elas chegam no meu salão já sabendo o que querem. Procuram mostrar isso de várias formas, como por exemplo, trazem alguma revista para servir de base. Além disso, depositam em mim sua total confiança de que sairão daqui maravilhosas e satisfeitas. Querem que eu levante sua auto-estima. Por isso, procuro trocar idéias, dar aconselhamentos, expor a minha opinião e, a partir daí, fazemos o trabalho em conjunto”.

Segundo ele, cuja clientela é em grande maioria formada pelo público masculino, seu jeito simples e sua capacidade de ouvir são as suas maiores qualidades apontadas por seus clientes. “Eu sou uma pessoa simples por natureza e acredito que isso agrada os meus clientes. Fora isso, procuro dar minha total atenção, permitindo uma abertura para que possam se sentir à vontade para falar sobre qual assunto for mais agradável”.

Conselhos
Amar a profissão e estar em constante atualização. Estes são os principais conselhos dados por Gilberto para os profissionais que estão começando sua carreira como cabeleireiros. “Ele tem que gostar do que faz, ser ousado, disciplinado, ter bom humor, atualizado, conhecer um pouco de tudo e estar sempre disponível para realizar um bom trabalho”.

Hair Brasil
Gilberto diz que se sentiu lisonjeado ao ser reconhecido como um ícone da coiffure brasileira. Ele e mais oito profissionais foram homenageados pela feira Hair Brasil, que aconteceu em março, em São Paulo. “Jamais imaginaria que o Gilberto, que era um profissional que começou pequeno e chegou em São Paulo em 1971 disposto a trabalhar, iria algum dia dividir o palco com grandes profissionais que fizeram muito pela nossa profissão”.