08 de dezembro de 2014

Hippie ou disco, a beleza é setentista

Hippie ou disco, a beleza é setentista





Hippie ou disco, a beleza é setentista

Temporada quente dá nova vida às tiaras de flores
 e ao brilho do make up das discotecas

As tendências em beleza feminina que chegam com o verão 2015 resgatam dois estilos que fizeram sucesso nos anos 1970. De um lado, vemos a naturalidade do movimento hippie; de outro, o glamour embalado pela era das discotecas.

O primeiro e mais delicado deles é característico do início da década – e é o mais evidente hoje. A atitude pacífica “flower power” foi marcada por coroas que adornavam cabelos com textura leve, ondas irregulares e descompromissadas ou fios frisados.

Janis Joplin é referência do visual que mantém como fãs incontestáveis as cantoras Taylor Swift e Lana del Rey e a top Alexa Chung  e subiu às passarelas de Nova Iorque na temporada Resort 2015 da Desigual.

Na pele da personagem Sandra, da novela global Boogie Oogie, Ísis Valverde (6) também aderiu às longas e desordenadas madeixas e às flower headpieces – como são chamadas as tiaras de flores. Penas e tranças também sobem às cabeças.

REVIVAL

Também foi nos anos 1970 que o black power ganhou força. Hoje, os fios volumosos são assumidos por personalidades como Solange Knowles e a brasileiríssima Sheron Menezes. O cabelo liso milimetricamente dividido e com franja reta, ao estilo de Jane Birkin, também são recorrentes.

Os olhos esfumados e lábios em tom suave de Brigitte Bardot são referências setentistas que perduram até hoje como curingas para todo tipo de evento. E a naturalidade das mulheres hippies revive no make up de marcas como a Colcci.

O LADO GLAM

Com o advento das discotecas, a maquiagem carregada de brihos e cores e os penteados glamourosos ocuparam seu espaço. Diana Ross foi musa do movimento. A também cantora Beyoncé é a maior representante atual, com madeixas onduladas e lustrosas. Farrah Fawcett e seu corte em camadas também inspiram o visual contemporâneo.

A vertente de beleza que provém da era disco evidencia sombras vivazes, aplicadas de maneira expansiva e acompanhadas por cílios bem marcados e lábios cremosos, muito semelhantes ao make up que a londrina Holly Fulton propôs para a temporada quente.

Hippie
Cabelos frisados, volumosos e desalinhados;
Flores, penas e tiaras delicadas;
Franjas retas e marcantes;
Tranças leves;
Make up natural, sem traços exagerados.
Disco
Madeixas onduladas e brilhantes;
Penteados glamourosos;
Sombras vivazes;
Cílios bem marcados;
Lábios cremosos.

 

Camila Veiga | GBM Comunicação