26 de janeiro de 2009

Inverno 2009: profissionais da beleza ditam tendências na SPFW

Inverno 2009: profissionais da beleza ditam tendências na SPFW




Inverno 2009: profissionais
da beleza ditam tendências na SPFW

A temporada fria do ano será eclética: do minimalismo chique às produções extravagantes e cheias de tons e grafismos metálicos. Durante a 26ª edição do São Paulo Fashion Week – SPFW, cabeleireiros, maquiadores e estilistas anteciparam que o Inverno 2009 estará cheio de novidades entre tons e produções inusitadas para cabelos.

Marcos Costa, Max Weber, Celso Kamura, Daniel Hernandes e outros conceituados profissionais do trade da beleza mostraram que as produções para evidenciar olhos, bocas, pele e principalmente as madeixas, foram essenciais para que estilistas ditassem conceitos de moda para milhares de participantes do evento que movimentou São Paulo e a América Latina na semana passada.

Para dar boas vindas à temporada fria do ano, os profissionais transformaram as passarelas do SPFW em verdadeiros espetáculos de arte, estilos, modernidade, luxo e sofisticação. Os novos conceitos de penteados, cortes e cor de cabelos e maquiagens foram destaques em cada desfile e, em geral, o grafismo em tons metalizados, seja nos olhos ou na face, fortaleceram a sensualidade feminina e masculina.

Tons de vermelhos, brancos, pretos, azuis e laranjas e detalhes nos cílios, sombras e produções de cabelos evidenciaram as produções das 40 marcas que integraram o Calendário Nacional da Moda Brasileira e adiantaram tendências em moda que logo estarão em evidência nas ruas das principais metrópoles do mundo.

Como não poderia faltar, o portal da Hair Brasil acompanhou a SPFW e traz, em primeira mão, todas as novidades ditadas nas passarelas. Confira:

Max Weber arrancou aplausos na produção das modelos no desfile de Isabela Capeto. Para evidenciar as produções em flanelas, tricôs de ponto largo e cores calmas e modelagem seca, o maquiador e cabeleireiro criou “chifres de cabelos” e maquiagem marcantes com cílios claros e cintilantes. “Nada de especial, o inverno é sempre assim: surpreendente, glamouroso e cheio de “de repentes”. Usei toda a criatividade para mostrar que no inverno é preciso ousar e dar mais vida aos olhos com lápis de contorno e máscaras de cílios coloridos”, disse o profissional ganhador do Prêmio Avon de Maquiagem 2008.

Daniel Hernandes exibiu toda sua técnica para embutir transas. As produções que deram sofisticação ao desfile de Huis Clos foram inspiradas no universo de Marlene Dietrich, Glória Swanson e outras divas da década de 30. “Na maquiagem o que emplacou foi o conceito minimalista, principalmente na boca que permaneceu nude (bege). Mas o destaque realmente foi para os cabelos que exibiram um transado moderno para casar às formas longílíneas e levemente arredondadas da imagem elegante do inverno”, disse Hernandes que assinou a produção de outros quatros desfiles da SPFW.

Marcos Costa inovou e no desfile do Lino Vilaventura usou coques divididos ao meio e uma maquiagem extremamente moderna. “O destaque ficou para o grafismo em volta dos olhos e os cílios no canto dos olhos. A maquiagem foi elaborada para evidenciar o olhar feminino: usei base líquida e depois os tons de rosa e bronze como sombra e nas maças do rosto para completar a produção. Iluminar o olhar é fundamental, principalmente na temporada fria do ano onde cores fortes não são tão exploradas”.

Celso Kamura não poderia deixar de aparecer também nesta edição de inverno da SPFW. Responsável pelas produções do desfile de Alexandre Herchcovitch, o hairstylist e maquiador optou pelos tons quentes bem suaves para destacar boca e olhos. “O inverno é assim como o desfile de Herchcovitch: luxuoso, ousado e cheio de detalhes, em especial para cabelos e maquiagens, onde a boca continuará sendo a vedete da vez. Mas vale uma dica: se for destacar a boca, as sombras devem ser em tons terrosos e de preferência de texturas metalizadas/liquidas”, disse Kamura.

Por Mariano Rocha