22 de novembro de 2010

Lipospiração: homens também cuidam do bem-estar físico

Lipospiração: homens também cuidam do bem-estar físico



Lipospiração: homens também cuidam do bem-estar físico

Dra. Luciana Pepino

Junto à cirurgia de prótese de mama, a lipoaspiração continua a liderar o ranking de cirurgias plásticas. São realizadas em torno de 200.000 lipoaspirações por ano, sendo destas, cerca de 40.000 , em homens, que cada vez mais tem deixado de lado a vergonha e se rendido as clínicas de cirurgia plástica a procura de auto estima mais elevada e bem estar físico.

A lipoaspiração tem como intuito, o tratamento de depósitos de gordura localizada. Isto quer dizer que as melhores indicações são em pacientes que praticam atividades físicas e se mantém dentro de um peso ideal, porém com dificuldade em eliminar os indesejáveis pneuzinhos.

Muitas vezes, resistentes a dietas e atividades aeróbicas, eles até diminuem, mas raramente somem completamente. Aí entra a lipoaspiração destes depósitos, nivelando o contorno corporal.

Diferente das mulheres, os homens relutam em procurar por soluções cirúrgicas, mas uma vez tentado através de dietas e atividade físicas eliminar estes depósitos, sem êxito, ele se rendem e procuram clínicas de cirurgia plástica a espera de um bom resultado com a cirurgia, cujo o custo gira em torno de R$ 4.000,00 a R$ 15.000,00

No caso de atletas ou de ex-atletas, os resultados são excelentes, tendo em vista a disciplina na prática de atividades físicas e alimentação saudável, o que manterá o resultado por muito mais tempo.

A cirurgia é feita em “Day Hospital” e pode ser utilizada anestesia local, peri-dural ou geral, dependendo da extensão das áreas que serão lipoaspiradas. A internação pode ser de algumas horas, no caso da anestesia local a 1 dia no caso da peri-dural e geral.

O retorno às atividades e restrições também vai depender da extensão das áreas tratadas. Pequenos depósitos terão um retorno rápido como de 1 a 2 dias. Já lipoaspirações maiores deixarão o paciente de repouso por mais tempo, em torno de 5 dias. As restrições são de atividades físicas na primeira semana a 15 dias.

Dra. Luciana Pepino é médica e membro especialista em cirurgia plástica da SBCP