10 de abril de 2005

Manicures recebem noções de administração

Manicures recebem noções de administração



Manicures recebem noções de administração


O consultor Carlos Oristânio, do salão De La Lastra, fez uma apresentação sobre o tema Noções de administração para manicures, durante o 3º Congresso Brasileiro de Manicures, evento simultâneo à Hair Brasil. Oristânio empolgou as manicures dando dicas de como vender a imagem da profissional e do trabalho.

O consultor destacou que a atividade de manicure é como uma empresa e, portanto, deve agir como tal e deve ser administrada. “As profissionais devem controlar custos; elaborar e controlar o fluxo de caixa, preocupando-se com o marketing; atender as expectativas do cliente, com regras básicas, como: cumprir horários, esterilizar ferramentas, usar toalhas limpas, atender o cliente com simpatia. Qualidade hoje não é diferencial, é obrigação.”

Oristânio deu dicas de como reduzir despesas. Uma delas é ter controle do uso dos produtos. “As manicures devem usar racionalmente o produto, utilizar instrumentos e produtos de qualidade e seguir a orientação do fabricante.”

Outra dicas oferecidas pelo consultor foram no sentindo de fazer as profissionais ampliarem a visão do negócio, como: investir na profissão, ser uma consultora de beleza para as clientes, cadastrar o patrimônio (clientes), atualizar os conhecimentos, e ter auto-estima acima de tudo. “A profissional tem que saber receber, saber ouvir, ter postura e vender seu trabalho.”