15 de janeiro de 2007

Maquiagem: transformação que valoriza a beleza

Maquiagem: transformação que valoriza a beleza



Maquiagem: transformação que valoriza a beleza

Acostumado com produções para desfiles, teatro, óperas, editoriais de moda e estética, entre outros trabalhos voltados para área da beleza, o maquiador Sidney Oliveira revela para o portal www.hairbrasil.com os segredos de uma maquiagem transformadora. E para mostrar um pouco de seu trabalho ele convidou a modelo Juliana Capel para uma produção. Confira:

Segundo Oliveira, a maquiagem é um ritual usado para realçar a beleza feminina e, porque não, a masculina também. Isso mesmo! O maquiador diz que os homens também têm se preocupado mais com a beleza e utilizam alguns cosméticos para esconder manchas e destacar olhos e boca.

Autodidata, o maquiador, explica que a base de uma produção está na limpeza e hidratação da pele antes da aplicação dos cosméticos, pois o acúmulo de maquiagem na pele pode causar envelhecimento. “Depois da limpeza da pele, uso corretivo (de preferência líquido) para cobrir eventuais manchas e imperfeições, seguido do pó compacto da cor da pele para selar a base e evitar o brilho na pele”, diz o maquiador.






Para o dia
Mesmo nas produções básicas para o dia-a-dia, o uso do corretivo e do pó compacto translúcido é fundamental (a não ser que a pele seja perfeita e sem manchas). Nos olhos e boca, os tons claros como o de rosa, berinjela, marrom e um brilho para iluminar a produção, são os mais indicados pelo profissional.

As peles claras pedem os tons mais claros como os rosas, marrons, laranjas, entre outras cores suaves, inclusive no “blush” para corar as maças do rosto. Isso deixa a maquiagem suave e marcante.Já para as peles escuras, a tendência são os tons de verde, amarelo, azuis e os metalizados (ouro e prata). “Evidencie só os olhos ou só a boca (isso vai depender do gosto e do rosto da pessoa), mas o segredo é valorizar o que tem de mais expressivo no rosto.

A finalização da produção deve ser feita com o rímel para levantar os cílios e a expressão dos olhos, e o contorno da boca, feito com lápis (cor da boca) e a aplicação do gloss”, relata o maquiador que não dispensa o uso do curvex para realçar os cílios.

Para a noite
A noite pede produções mais sofisticadas, marcadas e com cores mais fortes, mas vale ressaltar que cada idade tem sua produção para não haver exageros. Segundo o profissional, a maquiagem para noite segue o mesmo ritual, porém com cores mais fortes e iluminadas. Os tons metalizados, lembra Sidney, são as vedetes do momento e aliados aos marrons, tons de terra, ou aos verdes, azuis, rosas, entre outras cores, deixam as mulheres lindas. “Outra coisa muito importante na produção é a finalização com o delineador (contorno dos olhos)”.

Vale lembrar também que na produção noturna o uso do batom e gloss é indispensável. “Não existe mulher feia e sim mal-produzidas, portanto uma bela maquiagem é capaz de transformar a pessoa e deixá-la muito mais atraente. Foi por essa razão que me interessei por produzir maquiagens”, revela o maquiador que já trabalhou em produções para Casa de Criadores, SPFW, M.A.C, em estandes de empresas expositoras na Hair Brasil, entre outros.


Homens modernos também usam
Cada vez mais vaidosos, os homens têm se preocupado em se apresentar mais bonitos e atraentes. O maquiador conta que a maquiagem tem sido a grande aliada de muitos homens para esconder manchas e olheiras, valorizar boca e olhos.

“Tudo começa com a base líquida ou em pasta para esconder olheiras, manchas e/ou acnes. O uso de máscaras de cílios (rímel transparente) para levantar a expressão dos olhos é comum, assim como o hidratante labial ou batom da cor de boca. Todos esses acessórios já compõem o “kit de sobrevivência” de muitos homens. Mas, vale ressaltar que independente do sexo, a maquiagem causa o bem-estar social de homens e mulheres preocupados em se manter belos tanto no dia como à noite e isso é o mais importante”, ressalta Sidney Oliveira.

Para conhecer mais o trabalho de Sidney Oliveira
www.luti.com.br/noir
Informações. Tel. (11) 6225-1119


* Por Mariano Rocha
Fotos: Marcio Costa