16 de novembro de 2005

Massagem para gestante é novidade do salão Helmuth

Massagem para gestante é novidade do salão Helmuth



Como tratar as olheiras

* Dra. Ana Lúcia Recio 

Aparência de cansaço e de envelhecimento. Quem tem olheiras sabe o que isto significa. Temidas por homens e mulheres, independente da idade, elas já podem ser tratadas de forma eficiente.
 
Quem acha que as olheiras denunciam apenas noites mal-dormidas se engana. Na verdade, elas resultam de dois fatores de origem genética: uma concentração local maior de melanina (o pigmento que dá cor à pele) somada à micro-circulação sanguínea em volta dos olhos. O resultado é uma aparência de cansaço, desagradável. Não há um padrão do perfil de quem tem mais propensão às olheiras, mas está comprovado que elas são mais freqüentes em pessoas de pele morena, pois há uma quantidade maior de produção de melanina.
 
Como a pele abaixo dos olhos é muito fina, o conjunto de vasinhos sanguíneos na região acaba se evidenciando. Hoje em dia graças a técnicas que foram desenvolvidas para amenizar as olheiras, clareando esta região em volta dos olhos, é possível em alguns casos fazê-las quase desaparecer. E o resultado é um olhar mais iluminado.
 
Entre as técnicas podemos destacar o Peeling a Laser Não-ablativo (Photoderm) e o laser de Erbium Yag, que são consideradas as principais opções para melhorar ou até dar quase sumiço nas marquinhas escuras.
 
O Photoderm é uma ótima opção terapêutica. Trata-se de um sistema a laser, que utiliza luz pulsada de alta energia. A vantagem é que o tratamento não remove o tecido e nem prejudica a pele da região, agindo somente sobre o pigmento. Sua atuação provoca o espessamento da camada de fibras colágenas, o que deixa a pele mais túrgida, melhorando a flacidez e promovendo a reorganização das fibras já existentes. Com este procedimento não só a região embaixo dos olhos, mas toda a pele do rosto fica com coloração mais uniforme. O peeling é uma técnica não ablativa, isto é, não lixa a pele e provoca um ótimo resultado em pessoas com olheiras muito evidentes.
 
Sessões de Erbium Yag também são indicadas para amenizar a coloração escura característica das olheiras. O laser age na pele, promovendo evaporação da célula e removendo o excesso de pigmento. Assim como o Peeling, o Erbium Yag também estimula um novo colágeno, removendo as camadas superficiais da pele, o que melhora muito o aspecto da pele local, não só a cor como a textura e brilho.
 
 
 * Ana Lúcia Recio é dermatologista