17 de maio de 2004

MEC aprova a criação de curso técnico para formação de massagistas

MEC aprova a criação de curso técnico para formação de massagistas



MEC aprova a criação de curso técnico
para formação de massagistas

Cinco escolas tradicionais de São Paulo, especializadas no ensinamento da prática da massagem, criaram o Curso de Habilitação Profissional Técnico em Massoterapia, aprovado pelo MEC. O curso, será voltado para todos os interessados em aprender suas técnicas, que tenham segundo grau completo ou estejam cursando. As aulas começam a partir de setembro deste ano e serão abertas duas turmas com trinta vagas cada uma, com duração de dois anos. As inscrições já estão abertas.

A iniciativa surgiu a partir da formação do projeto Escolas Associadas, composta pelo CEATA – Centro de Estudos de Acupuntura e Terapias Alternativas, AMOR – Associação de Massagem Oriental e Naturopatia do Brasil, Escola Integrativa, Keiko’s Prevenção e Saúde e Shiozawa Prevenção em Saúde.

Segundo Armando Austregésilo, fundador da AMOR, o curso é um passo importante para o setor. “Com o aporte do conhecimento técnico e da estrutura física das cinco escolas, o curso é um marco para o crescente mercado desses profissionais, um passo importante para a organização do setor e o início de uma série de projetos. O objetivo é abrir uma faculdade de massoterapia em São Paulo”.

“Queremos fortalecer a imagem de que a massagem é um importante atributo para a preservação da saúde e na compreensão do funcionamento do nosso próprio corpo”, explica Armando.

O curso será realizado no CEATA, com aulas diárias e a realização de estágios ambulatoriais. Serão oferecidos módulos de estudo sobre as seguintes técnicas: Do-In, Shiatsu, Tui-Ná, massagem ocidental, cinesiologia aplicada, além de disciplinas como Psicologia, Ética Profissional, Bipolaridade Energética, Anatomia, Fisiologia Energética, Teoria dos Cinco Elementos, Síndromes Energéticas e técnicas complementares como ventosa, moxabustão e oligoterapia.

As aulas acontecerão de segunda à sexta, das 19 horas às 22h30. Mais informações podem ser obtidas nos telefones (11) 5594.5700 / (11) 3887.6279.