09 de abril de 2005

Mesa-redonda discute atividade física

Mesa-redonda discute atividade física



Mesa-redonda discute atividade física

Os aspectos da a tividade física foi tema da mesa redonda que trouxe renomados profissionais da saúde e da estética na palestra: Atividade física, acompanhamento endocrinológico, nutricional e a participação do Esteticista no acompanhamento multidisciplinar da HLDG.

Os aspectos relacionados à obesidade, gordura localizada e desencadeamento da celulite, assim como a importância de trabalhar de modo interdisciplinar foram temas discutidos pelo endocrinologista Filippo Pedrinola; pelo Dr. Turíbio Leite Barros Neto, especialista em fisiologia do exercício; o fisioterapeuta Felipe Lacerda da Silva; e a esteticista Rosemeire Siqueira.

A esteticista Rosemeire Siqueira falou que as celulites costumam aparecer no corpo das mulheres na juventude, logo após a puberdade. “A superfície cutânea (pele) começa a apresentar flacidez , mas se for tratada com nutrição alimentar pode melhorar. Os exercícios físicos também ajudam no tratamento”, declarou a esteticista.

Segundo Dr. Filippo Pedrinola, mesmo com todos os tratamentos fisioterapêuticos e os inovadores cremes e cuidados para manter um corpo bonito e saudável, a mulher sempre terá problemas com a flacidez da pele. “A celulite é uma doença multifatorial e afeta 90% das mulheres. Alguns casos são considerados graves e são tratados com medicamentos. Mas, para o sucesso do tratamento é preciso ter uma alimentação saudável aliada à pratica de exercícios físicos”, declara o médico.

O especialista em fisiologia do exercício, Dr. Turíbio Leite, disse que exercitar o corpo e a mente contribuem para uma vida saudável, porém “enganam-se aqueles que fazem exercício físicos localizados achando que vão obter resultados específicos. A atividade física apresenta resultado estético global e não deve ser vista como um milagre no programa para emagrecimento e sim como efeito importante para qualidade de vida”, ressaltou.

Dr. Turíbio ressaltou ainda a importância do bom hábito alimentar. “As pessoas acham que pelo fato de fazer exercício físico podem comer o que quiser e na verdade não é correto. Existem medicamentos, suplementos, vários tratamentos para tratar da gordura localizada e celulite, mas nada disso é tão eficaz quando a qualidade de vida”, completou.

Na visão do Dr. Felipe Lacerda, os resultados positivos e eficazes no tratamento para o controle da celulite está na alimentação saudável. “Digo para aqueles casos que ainda têm cura, porque os recursos terapêuticos têm se tornado cada vez mais eficazes. Mas é necessário que os profissionais da estética se especializem cada vez mais, pesquisem e procurem maneiras de melhorar cada vez mais os tratamentos”, concluiu o médico.