30 de março de 2010

Nutrição no combate à celulite

Nutrição no combate à celulite


Nutrição no combate à celulite



A relação nutrição x celulite foi abordada pela nutricionista Fernanda Machado Soares, na palestra “Tendências suplementares para controle da hidrolipodistrofia”, no Congresso de Estética.

A especialista afirmou que a celulite afeta de 80 a 90 % das mulheres e começa a aparecer na adolescência. Explicou que trata-se de um processo inflamatório e que a dieta é um fator muito importante para o seu combate. “Por exemplo, quando mais açúcar comer, mais retenção de líquido que vai causar a inflamação. Todos falam no sal, mas o açúcar também influencia. Também influenciam na formação a gordura, estrogênio, insulina e prolactina.”

Fernanda deu como dias a utilização de diuréticos naturais, como jiló, abóbora, agrião, dente de leão, água de coco, maçã, abacaxi, melancia, melão, capim-cidreira, carqueja, cavalinha, chape de couro, erva-doce, quebra-pedra. “Essas ervas podem ser usadas como chá. Usar sempre 30 gramas de folha seca para um litro de água e tomar de três a cinco xícaras por dia e sempre quente.”

A nutricionista também deu uma receita de um chá diurético que utiliza casca de abacaxi e jiló, que já foi tema de entrevistas em programas de televisão do Rio de Janeiro. Os ingredientes são casca de abacaxi, um litro de água e sete jilós fatiados. Deve-se ferver a casca com os jilós por 15 minutos, coar e resfriar. Beber um copo em jejum pela manhã e quatro ao longo do dia.

Destaque também para os anti-inflamatórios naturais, como omega 3, alicina, própolis, zinco, cálcio, magnésio, silício e vitaminas A, B1, B6, C e E.

O que também ajuda no combate à celulite são os flavonóides, que promovem a inibição da enzima fosfolinase, impedindo a formação de mediadores inflamatórios. Os principais são o Vitis vinifera, encontrado na uva; o licopeno (tomate, melancia) e a quercetina (maçã).

Outras dicas foram as proteínas e ácidos graxos, como colágeno hidrolisado, glutamina, e CLA; e os polissacarídeos mussilaginosos, fibras presentes na ração humana.

Outro destaque da palestrante foi o Chocoloate Saciante. “Foi minha tese. Esse chocolate substitui a vontade de comer doces e também promove essa sensação de saciedade por até quatro horas. É composto por cacau sem açúcar, polissacarídeos mussilaginosos, zinco e magnésio.