30 de outubro de 2006

O cabeleireiro Hugo Moser assinou os looks dos desfiles do Donna Fashion

O cabeleireiro Hugo Moser assinou os looks dos desfiles do Donna Fashion



Como tratar e amenizar os efeitos da pele oleosa
*Dra. Lúcia Ito

Pele com aparência brilhante, cravos, espinhas, maquiagem que não fixa e poros dilatados, principalmente na região central da face, nariz, bochechas e queixo, são características de pele oleosa. Para combater esse problema é importante tomar alguns cuidados diários, como limpar a pele duas vezes ao dia e utilizar produtos adequados e comprovados dermatologicamente para remover o excesso de oleosidade e células mortas, além de evitar a proliferação de bactérias.

A ocorrência da pele com tendência oleosa está ligada à herança genética, alterações hormonais, estresse, alimentação inadequada e exposição excessiva ao sol. Esses fatores contribuem para o aumento da produção de gordura pelas glândulas sebáceas. Por isso, é importante ressaltar que as pessoas com pele oleosa devem evitar produtos oleosos e optar pelo uso de sabonetes desengordurantes, com base em enxofre e ácido salicílico, e gel de limpeza que ajudam a manter o equilíbrio da pele. O uso de produtos que contêm óleo pode agravar o quadro clínico, facilitando a formação de acne.

Mesmo com todos os cuidados de higiene é preciso prestar atenção na hora da escolher os produtos para tratamento de pele oleosa. É recomendado utilizar produtos indicados por um dermatologista, pois apenas ele saberá qual o produto indicado e o tratamento adequado para o seu tipo de pele.

Dicas de cuidados diários

Manhã e Noite – lave o rosto com sabonete secativo ou gel de limpeza, de preferência indicados por um dermatologista, que tenham ácido salícilico, que ajuda na esfoliação, deixando a pele com aspecto saúdavel. Em seguida, aplique um tônico para retirar o restante dos resíduos da poluição e da maquiagem. Apesar da pele ser oleosa, é necessário hidratá-la.

Prefira produtos “oil free”, que não tenham em sua composição óleo e que causam a obstrução dos poros.

Na hora de lavar o rosto é importante prestar atenção na temperatura da água. Ela não deve estar nem muito quente e nem muito gelada. Ao secar a pele, evite esfregar a toalha, pois pode causar irritação. Nesse caso, dê leves batidinhas sobre o rosto.

Uma vez por semana – aplique máscaras de ação calmante e secativa.

Uma vez por mês – faça uma limpeza de pele com um profissional para remover cravos, espinhas, células mortas e outras impurezas.