24 de abril de 2006

O cliente busca mais que informações sobre moda.

O cliente busca mais que informações sobre moda.



O cliente busca mais que informações sobre moda.
Ele valoriza o modo como é atendido
* Valéria Rossi

Resumidamente, se consultarmos o dicionário da língua portuguesa vamos encontrar os significados para as palavras:

MODA: 1.Forma atual do vestuário. 2.Gosto ou maneira como cada um faz as coisas.
MODO: 1. Maneira ou forma particular de fazer as coisas, ou de falar. 2. Maneira de vestir; moda.

Para simplificar podemos concluir que moda é o modo como fazemos as coisas, além da forma atual do vestuário. Vamos assumir que nossos clientes quando nos procuram no salão de beleza, seja para cuidar das unhas, tratar da estética ou um novo visual para os cabelos, esperam mais do que um profissional atualizado e antenado com as últimas tendências da moda. Nosso cliente está buscando o modo como o atendemos.

Antes de falarmos da moda, vamos rever nosso modo de atendimento aos nossos clientes. Será que estamos na moda? Estamos agregando valor ao nosso atendimento para que seja classificado como excelente? Estamos atendendo as expectativas do cliente?

A quantidade e a rápida movimentação de informações tem feito com que os produtos e os serviços inovadores sejam facilmente absorvidos pela concorrência, exigindo que, cada vez mais, busquemos nos diferenciar com atitudes criativas que agreguem valor aos novos clientes.

A excelência no atendimento vem sendo adotada como diferencial há tempos por grandes empresas do mercado que querem encantar e consequentemente fidelizar o cliente. Hoje temos muitos estudiosos e pesquisadores que se especializaram em atendimento ao cliente e estão usando esta ferramenta como um diferencial para aumentar o faturamento das empresas.

Muitos ressaltam que o momento que vivemos é ideal para oferecermos serviços diferenciados, ampliando seu valor para o consumidor que pagará mais pelo produto quando vem acompanhado de um excelente serviço.

Você pode considerar que a excelência está no conhecimento do serviço que você presta. É muito simples acrescentar valor a tudo que fazemos, veja algumas dicas que os profissionais têm adotado e que estão fazendo a diferença.

1) Gostar do que fazemos – o cliente tem que ser a razão do nosso trabalho. Sorria sempre, com este simples gesto ele se sentirá bem-vindo. Trate-o com amizade, porém sem entrar em intimidades.
2) Conheça o cliente, ele traz vários ícones que facilitará sua identificação.
3) Você é a imagem do serviço que presta. Procure estar sempre alinhada com a aparência. Uma aparência bem cuidada é agradável e prende muito mais a atenção de quem observa.
4) O cliente procura alguns itens básicos para comprar e posteriormente fidelizar o serviço: Passe confiança – mostre conhecimento do serviço que você presta, para isso você tem que se atualizar sempre através de leitura, pesquisa, cursos, troca de informações entre profissionais da sua área e de áreas afins. Fique antenado a tudo que está acontecendo, hoje os meios de comunicação têm fácil acesso – revistas femininas, internet, filmes, vídeos de treinamento.
5) Acima de tudo respeite o cliente, mostre que conhece sobre o assunto, porém respeite a opinião e o gosto dele, lembre-se ele é quem decide, você pode e deve indicar o que melhor harmoniza com seu biótipo, porém não o obrigue a gostar do que você gosta.
6) Seja prestativo – inicie seu trabalho na hora certa. Não deixe o cliente esperar. Valorize seu tempo e principalmente o dele. Na recepção, vá até ele e o leve até o local onde será atendido. Na despedida acompanhe-o até a porta e agradeça-o por ter lhe dado a oportunidade de atendê-lo. No caso de atendimento na residência do cliente, programe-se usando a arte de contar com imprevistos no trânsito ou de espera pelo cliente.
7) Saiba ouvir – entenda o momento em que o cliente está e apenas ouça.
8) Surpreenda seu cliente com novidades e procure usar ferramentas novas para aprimorar seu serviço. Use e abuse da harmonia cromática para indicar as cores para seu cliente, será um diferencial que irá com certeza surpreende-lo.

Com a aplicação destes pequenos detalhes você estará adicionando valor aos serviços que presta e seu cliente, com certeza, saberá reconhecer o seu valor enquanto profissional bem sucedido. Comece usando uma simples ferramenta que você já possui na memória. Na próxima vez que atender seu cliente surpreenda-o com o simples gesto de lembrar a cor do esmalte que usou, o tipo de corte que fez, ou alguma outra informação sobre o serviço que realizou.

* Valéria Rossi, Consultora de Marketing. Cursando MBA em Marketing pela USP. Pós-graduada em marketing pela ESPM. Atuou na gestão estratégica de marketing de companhias multinacionais. Responsável pela elaboração e implantação de estratégias focadas no gerenciamento de categorias de produto de bens de consumo – cosméticos, além do desenvolvimento de treinamento de vendas voltadas para o atendimento ao cliente e lançamento de produtos