13 de junho de 2016

O papel da esteticista na obesidade

O papel da esteticista na obesidade





O papel da esteticista na obesidade

A médica especializada em saúde, bem-estar, beleza e emagrecimento, Ana Luisa Vilela, destacou a sua luta contra a obesidade como case para as profissionais presentes durante o Congresso de Estética na Hair Brasil. "São 11 anos ensinando a lidar com a obesidade, emagrecimento e a importância da saúde. Eu era uma obesa mórbida, passei 15 dias internada e emagreci pelos problemas decorrentes da cirurgia bariátrica. Emagreci, mas voltei a engordar. Em primeiro lugar devemos mudar a cabeça", relatou a palestrante.

Durante sua apresentação, Ana Luisa ensinou a esteticista a identificar o paciente com obesidade: porque tratar, quando tratar, quem tratar e como é possível ajudar. Segundo ela, a obesidade é uma doença grave diante dos números que já são uma realidade no Brasil e deve envolver o tratamento com uma equipe multidisciplinar.

"De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, 52,5% dos brasileiros estão acima do peso e 17,9% da população está obesa. Os dados de 2015 são ainda mais surpreendentes: 2,3 bilhões de adultos estão com sobrepeso; 700 milhões são obesos e 75 milhões de crianças estão acima do peso. É um problema gravíssimo diante das consequências que acarretam em problemas de saúde e psicológicos", alerta Ana Luiza Vilela.