08 de outubro de 2013

Palestras e homenagens marcam o 1º Congresso de Visagismo Philip Hallawell

Palestras e homenagens marcam o 1º Congresso de Visagismo Philip Hallawell





Palestras e homenagens marcam o 1º Congresso de Visagismo Philip Hallawell



Muito conhecimento técnico, beleza e aprimoramento profissional. Esse foi o objetivo do 1º Congresso de Visagismo Philip Hallawell. O evento, realizado no Palácio de Convenções do Anhembi (Auditório Elis Regina), em São Paulo, teve uma programação repleta de palestras, workshops e shows que explicaram, fundamentaram e demonstraram os preceitos do Visagismo e contou com a presença de cerca de 600 congressistas de várias partes do Brasil e até do exterior, que puderam conhecer melhor o método.

O Congresso foi criado para os profissionais da beleza, saúde e estética que desejam oferecer uma imagem personalizada aos clientes, de acordo com as características físicas e psicológicas, além do estilo de vida. O evento também comemorou os 10 anos da concepção do método criado por Philip Hallawell.

O evento contou com diversas palestras e homenagens.

Palestras

Em “A Trajetória, os fundamentos e o método do visagismo” Philip Hallawell, Conhecido como o “papa” do visagismo, explicou seu método para desenvolver o conceito durante palestra no 1° Congresso de Visagismo. Hallawell, que é artista plástico, usou teorias de várias áreas do conhecimento, como psicologia, antropologia, história, arquitetura e a própria linguagem visual que já aplicava nas artes.

Na palestra “Da Consultoria à criação de uma imagem customizada” - Os congressistas puderam assistir profissionais fazerem uma consultoria de imagem com suas clientes. André Mateus, Márcia Maria e Mercedes Klar mostraram que, embora o método seja o mesmo, cada visagista desenvolve uma maneira particular de proceder no momento da análise.

Outros destaques foram: “A boca, o foco e o olhar”, onde a dentista Tânia Lacerda falou sobre a importância da boca e do sorriso na construção do visual, e mostrou como o visagismo pode ser aplicado na odontologia; a palestra “O cenário contemporâneo no mundo da beleza” – ministrados por Janine Goossens, da rede de salões Jacques Janine e Paulo Cordeiro (presidente da Intercoiffure Brasil), brindou os presentes com suas memórias de mais de 50 anos de coiffure no Brasil, sendo ela, ao lado do marido, pioneiros da área no país e Paulo Cordeiro trouxe dicas sobre o cenário contemporâneo da beleza, e por fim a palestra “Visagismo de moda- Expressão de valores” - por Jô Souza professora de Moda do Campus Universitário SENAC, e equipe (Alex Cardoso, Ana Paula Melo, Beto Bravo, Gil P), mostrou com muitas imagens e a presença de modelos que as roupas também compõem o visual, e que moda e beleza precisam se aproximar mais, em benefício dos clientes.

Homenagens

Sônia Hallawell, diretora de comunicação do Centro de Visagismo Philip Hallawell e esposa de Philip, deu início ao evento com uma série de homenagens a personalidades que ajudaram a construir a carreira do marido, enquanto fez uma breve narrativa de como o profissional, a partir da linguagem visual que já aplicava em seu trabalho como artista plástico desenvolveu o conceito de visagismo.
Vera Lúcia Marques, Jacques e Janine Goossens, e a Hair Brasil e o gerente geral Antônio Carvalho Junior, foram alguns dos homenageados.
Show de encerramento

Para fechar o primeiro dia, Philip Hallawell convidou uma equipe da Intercoiffure Brasil para mostrar aos congressistas, em forma de referências visuais, as características dos arquétipos de beleza, através do show “Os arquétipos da beleza”. Quatro modelos representaram deusas da mitologia grega, cada uma correspondente às quatro belezas das quais todas as expressões possíveis emanam e que são associadas aos quatro temperamentos: melancólico, fleumático, sanguíneo e colérico.