15 de setembro de 2016

Pedra preciosa, metal e outros ingredientes luxuosos em cosméticos nutrem a pele e têm ação antiage

Pedra preciosa, metal e outros ingredientes luxuosos em cosméticos nutrem a pele e têm ação antiage




Pedra preciosa, metal e outros ingredientes luxuosos em cosméticos nutrem a pele e têm ação antiage



O mercado de beleza uniu duas coisas que fascinam as mulheres: dermocosméticos e o luxo das joias, por exemplo. Novos lançamentos de marcas nacionais e internacionais trazem na formulação ingredientes como ouro, platina, caviar, ametista, diamante e pérola.

"Algumas marcas também já investiram em outras pedras preciosas como rubi, pó de opala, safira, esmeralda e jade. Esses ativos exercem função fisiológica na pele, alguns comumente são ligados a proteínas e peptídeos e é comum que a fórmula de um produto com um ativo luxuoso venha acompanhada e potencializada com outros ingredientes como ácido hialurônico fracionado, peptídeos e antioxidantes", explica o dermatologista Dr. Jardis Volpe, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia. "No entanto, é importante ter sempre orientação médica e não comprar um produto apenas pelo luxo ou glamour de sua embalagem. Cada substância deve ser usada para um tratamento, de acordo com a necessidade de cada paciente", completa.

Indicações:
No geral, cosméticos com ingredientes luxuosos têm indicação hidratante, antiacne, repositora de oligolementos e anti-idade. São várias as formas de atuação, de acordo com o médico:

• Caviar em cápsula é um ingrediente oral anti-inflamatório usado no tratamento de acne e anti-idade. Consiste na associação de fosfolipídios de origem marinha e lipídeos extraídos, principalmente, das ovas de arenque. Rico em ácidos graxos poli-insaturados (PUFAs) ômega 3 (DHA e EPA), contêm, naturalmente, vitamina E e astaxantina, com alta capacidade antioxidante. Encontrado em farmácias de manipulação;

• Extrato de caviar ingrediente tópico proveniente de ovas de salmão. Possui quantidades muito elevadas de elementos e substâncias que agem sobre nossa pele como os aminoácidos essenciais, proteínas, peptídeos ácidos, ácidos graxos essenciais (ômega-3), vitaminas E, A e C e oligoelementos. Estimula a renovação cutânea, proporcionando uma aparência homogênea e elástica à pele;

• Extrato de pérolas possui ação hidratante, protetora e de defesa cutânea. Ingrediente rico é composto por 10% de proteína, 17 tipos de aminoácidos e oligoelementos (como magnésio, cobre, zinco, ferro e selênio). "A ação hidratante se dá porque o ativo retém a água na epiderme. Já no caso da ação protetora e de defesa, o extrato estimula a produção de colágeno e a produção de lipídeos intercelulares, o que impede a formação das enzimas responsáveis pela degradação de fibras elásticas", explica.

• Pérola associada ao silício é um ativo que possui 16 micronutrientes da pérola vetorizada por silício orgânico, proporcionando restauração e luminosidade adequada, recuperando o equilíbrio hídrico da pele através da ação dos íons cálcio presente na sua composição e pelo seu poder nutritivo conferido pelos outros micronutrientes essenciais para homeostase da pele. Encontrado em farmácias de manipulação.

• Ametista na cosmetologia, usada em pó ultrafino, cuja fórmula genérica possui sílica, dióxido de ferro, manganês, titânio, cálcio, magnésio e traços de cromo. Os oligoelementos conferem ação reestruturante e revigorante à pele.

• Ouro Coloidal mediador celular e estimulador de síntese de colágeno. Nesse ativo, há uma proteína nanoconjugada com partículas de ouro modificado, que apresenta um efeito notável sobre o aumento da síntese do colágeno, através da melhora da comunicação celular.

• Platina também há um peptídeo nanoconjugado com partículas de platina no ativo. Ele é capaz de aumentar a síntese de proteínas da matriz extracelular.

• Diamante nesse caso ligado ao silício em um nanoconjugado formado por microesferas de dióxido de silício e coberto com um agregado de diamantes e análogos de sirtuína-1; age aumentando a longevidade das células e apresenta resultados mais expressivos que o resveratrol.

• Rubi usado de maneira micronizada, ajuda a regular a secreção sebácea.

• Safira rica no oligoelemento ferro, que catalisa reações intracelulares, agindo diretamente na produção de colágeno, fator importante no combate aos sinais do envelhecimento. Além disso, melhora a resistência da pele e protege das agressões externas.



Veja alguns dermocosméticos que possuem ativos luxuosos em sua formulação:

• USK Precious Elixir Infusion Colloidal Gold da Under Skin tem ação antioxidante e o ouro remineraliza as camadas da pele e estimula a síntese de proteínas estruturais como colágeno e elastina. O peptídeo nanoconjugado com partículas de ouro coloidal modificadas revitaliza e uniformiza a textura da pele. O produto conta com associação de oligoelementos essenciais ao metabolismo celular e Fator de Crescimento Fibroblástico básico com ação preenchedora e de cicatrização.

• USK Precious Elixir Infusion Diamond da Under Skin promove a regeneração e reconstrução das estruturas da pele. O produto previne a perda da elasticidade e melhora a uniformidade e textura epitelial. As microesferas de Dióxido de Silício cobertas com diamantes são análogas de sirtuína-1, agindo no aumento da longevidade das células e apresentando resultados mais expressivos que o resveratrol. O diamante nanoconjugado também potencializa a síntese de proteínas de sustentação. Tem Fator de Crescimento TGF-b3, agindo no crescimento, diferenciação e proliferação celular.

• Ametist Mask da Buona Vita é uma máscara de Ametista enriquecida com Ácido Hialurônico que exerce ação oclusiva, de condicionamento e proporciona aparência renovada e suave, além de ser repositora da umidade natural, atuando intensivamente sobre a pele. Possui ação hidratante, regenerante e revitalizante.