06 de julho de 2010

Pesquisa FGV-LIDE mostra otimismo

Pesquisa FGV-LIDE mostra otimismo



Pesquisa FGV-LIDE mostra otimismo


O otimismo dos empresários em relação à economia brasileira ficou estável, segundo índice FGV-LIDE medido nesta segunda-feira, durante debate dos empresários com a candidata Dilma Rousseff. A situação dos negócios foi considerada melhor em comparação com o ano de 2009 por 72% dos empresários, contra 74% das respostas deste tipo na última pesquisa, em maio. Além disso, 25% dos entrevistados disseram que os negócios estão iguais, ante 23% do levantamento anterior.

65% dos empresários presentes ao encontro disseram que pretendem empregar funcionários este ano. O resultado ficou exatamente igual ao da última pesquisa. Outros 31% irão manter o quadro de funcionários e 4% pretendem demitir.

No que se refere aos planos de governo, 64% os empresários avaliaram que a reforma fiscal é a mais importante a ser realizada pelo próximo governo. A reforma trabalhista foi citada por outros 18%; a reforma política recebeu 13% das citações e a jurídica, 5%. Já o tema prioritário para as melhorias, segundo a pesquisa FGV-LIDE, foram os seguintes: Educação (44%), Infraestrutura (38%), Segurança Pública (11%), Saúde (5%) e economia (2%).

Sobre o LIDE: Fundado em junho de 2003, o LIDE - Grupo de Líderes Empresariais completa em 2010 sete anos de atuação, registrando crescimento de 600%. Atualmente são 652 empresas associadas (com os braços regionais), que representam 44% do PIB privado nacional. O objetivo do Grupo é difundir e fortalecer os princípios éticos de governança corporativa no Brasil, promover e incentivar as relações empresariais e sensibilizar o apoio privado para programas comunitários.