16 de agosto de 2010

Produções e cores de unhas ganham mais evidência no mundo

Produções e cores de unhas ganham mais evidência no mundo



Produções e cores de unhas ganham mais evidência no mundo



De designer de capacetes a designer de unhas, esta é a história do manicuro contratado da Chanel, Tom Bachik, atual queridinho de celebridades como Gwen Stefani, Victoria Beckham, Scarlett Johansson e Beyoncé.

No clipe “Why Don't You Love Me” as unhas pintadas por ele, com a cor sensação do momento, Nouvelle Vague, ganham muito destaque. "Amo o Nouvelle Vague. Ela está com os lábios bem vermelhos e as unhas azuis, que ficaram lindos juntos. Um visual 60", disse ele em entrevista ao Style recentemente.

Tom também tem ajudado a desenvolver as cores de esmaltes da Chanel para cada estação. O artista também é fã da cor Particulière, um "greyge" (mistura de cinza e bege). “Todo mundo ama”, garante ele, dizendo que as divas que ganhavam seus vidrinhos ligavam pedindo “mais e mais”. Mas, o manicuro aposta no roxo Paradoxal como candidato a próximo hit a ser copiado no mundo em versões mais populares, assim como foi com o Jade.

Ele explica que tudo começou numa crise econômica nos Estados Unidos na década de 90. Formado em design, trabalhava customizando capacetes e skates. Prestes a ter um filho e sem muita grana, Tom foi estimulado por um primo a fazer um curso de manicure. Três meses depois já estava empregado num salão de Los Angeles.

“Minha experiência como designer me ajudou nesta nova carreira. Na época que me formei no curso, a prática de criar artes nas unhas era bem popular, então foi só uma questão de mudar de 'tela': de capacetes para unhas. Para mim é tudo baseado em composição, harmonia entre espaços preenchidos e vazios, o comprimento e o formato”, resume o profissional.

Diante da nova realidade, Tom acabou ganhando uma competição de manicures e foi para a associação “Creative Nail Design”, onde chegou a diretor artístico, criando novas cores. Depois foi para Cloutier, antes de desembarcar na Chanel com um convite de Peter Philips, diretor criativo da linha de maquiagem e beleza da marca.

“É um trabalho super legal e me assusta saber que sou o primeiro profissional da história a ter um contrato com a Chanel. É insano e não sei se ainda acredito nisso”, diz.

Outra tendência
Cada vez mais freqüente entre homens na Europa, o jogador Cristiano Ronaldo apareceu recentemente com as unhas do pé pintadas de preto. Como o metrossexualismo anda em alta, fica a questão: será que a moda pega? Fora do Brasil, parece que sim: roqueiros e héteros usam esmalte cada vez mais, e não apenas os incolores. “As cores escuras – só que foscas – são a tendência da vez para os homens. Pelo menos, os de atitude. Definitivamente, os homens estão adotando os esmaltes”, diz Tom Bachik.

A ManGlaze é outra que investe na tendência. O criador da marca, Marc Alexander Paez, falou sobre a tendência masculina. ”Nossa missão é mudar o modo com a sociedade vê o esmalte e quem poderia usá-lo”, diz Paez. Com isso, ele quer dizer que os homens também têm seus direitos. “É um esmalte para ser usado por guitarristas e mecânicos”, defende. Sobre o jogador, ele dá apoio. "Se eu tivesse pés de ouro, também chamaria atenção para eles", opinou.