19 de abril de 2004

Queda de cabelo em mulheres

Queda de cabelo em mulheres



Queda de cabelo em mulheres

A queda de cabelo está batendo na porta das mulheres. Segundo a dermatologista Dilci Franco, há um alto índice de pessoas do sexo feminino que estão enfrentando o problema.

De acordo com a dermatologista, fatores como o estresse emocional, o estresse cirúrgico, disfunções hormonais, desequilíbrios da tireóide e regimes feitos de forma inadequada, estão entre algumas das principais causas da queda de cabelos. “Podemos levantar diversas causas para a queda dos cabelos. Mulheres que sofrem com situações emocionais como separação, viuvez, em recuperação de processos cirúrgicos, que interromperam a amamentação, fizeram regime sem uma orientação médica, entre muitas outras, possuem grande propensão à ter problemas com a queda de cabelo”.

Dilci explica que a queda de 8 a 100 fios do cabelo por dia é considerada normal. Ela afirma que o ato de lavar o cabelo diariamente não influi no aumento do problema. “O que acontece é que o cabelo que está prestes a cair, ao ser submetido ao contato com a água, ao shampoo e à qualquer tipo de tração, acaba caindo. Para quem tem uma queda excessiva de cabelo, o correto é lavar o cabelo com freqüência pois a tendência é de que o couro cabeludo fique cada dia mais oleoso, contribuindo para o agravamento do problema”.

No entanto, a médica alerta para que ao passar dessa quantidade, a paciente tem que procurar um médico para buscar o tratamento ideal para o seu caso. “Existem vários tipos de queda de cabelo. Em alguns casos, acontece uma queda nas “entradas”, cuja causa é a diminuição da taxa de hormônio androgênio. Há também a alopécia aerata, que caracteriza-se pela perda de cabelo localizada, em formato de moeda. Outro tipo a ser destacado é o universal, no qual o paciente perde todos os fios de cabelo”.

Os tratamentos para a queda de cabelo variam de acordo com cada caso, segundo Dra. Dilci. “Há uma grande necessidade de fazer um estudo profundo sobre a paciente para descobrir as causas da queda do cabelo. Buscamos vários tipos de alternativas para tentar resolver o problema como uma reposição vitamínica, loção de minoxidil, loção de corticóide, entre muitos outros”.