08 de dezembro de 2014

Queda de cabelo preocupa cada vez mais homens e mulheres

Queda de cabelo preocupa cada vez mais homens e mulheres





Queda de cabelo preocupa cada vez mais homens e mulheres

Não existe uma idade certa para se começar a ficar careca, o processo pode até iniciar-se desde muito cedo, antes dos 20 anos, ou começar apenas na 3ª idade.

Guilherme Andrade técnico de desenvolvimento de produto da Aneethun, explica que a calvície ou alopecia é caracterizada pela redução total ou parcial de cabelos. O problema que afeta principalmente os homens tem se tornado cada vez mais comum também em mulheres. Existem diversos tipos de calvícies associadas aos mais diferentes motivos, como genética, stress, variação hormonal, medicamentos, entre outros.

“No decorrer da vida, renovamos o cabelo por diversas vezes. Quando um fio cai, ele é automaticamente substituído por outro, dando início a um novo ciclo. Normalmente, uma pessoa perde de 50 a 100 fios de cabelo por dia, porém, com o avanço da idade, o crescimento dos cabelos tende a ser mais lento, o que pode ocasionar uma redução do volume capilar”.

De acordo com Guilherme, o afinamento dos fios caracteriza o primeiro sinal da calvície, seguido pela interrupção do seu crescimento. Com a progressão do problema, que normalmente afeta a região frontal da cabeça, há uma rarefação capilar que começa a ser visível.

Além das alterações hormonais e das causas fisiológicas e emocionais, a calvície também pode ser causada pela má higiene do couro cabeludo. “O aumento da oleosidade pode gerar caspa e descamação, causando a alopecia. O uso excessivo e inadequado de finalizadores e procedimentos químicos como progressivas realizadas de forma errada, também podem levar à queda dos fios”, afirma o profissional.

Atualmente há diversos tipos de tratamentos para a calvície, todavia, o nascimento de cabelo em áreas onde realmente não existem mais fios, mesmo que finos e pequenos chamados de fios velos, ainda não são possíveis. “A boa notícia é que a maior parte das calvícies é reversível se tratada corretamente. Os tratamentos podem ajudar até mesmo a retardar a progressão de alopecias cicatriciais, que se caracterizam pela destruição permanente de folículos pilosos e perda capilar irreversível”, conta Guilherme.

Preocupados com a alta demanda de pessoas em busca de soluções para a calvície, a Aneethun lançou, recentemente, uma linha própria de tratamento antiqueda. A linha utiliza a exclusiva tecnologia Pronaxil, que além de prevenir a queda, auxilia na microcirculação, revitalizando as células da raiz e induzindo o crescimento dos fios. “O tratamento, composto por shampoo, bálsamo e loção, ajuda a restaurar o bulbo piloso e mantém a saúde dos fios e do couro cabeludo”, finaliza.

Números da perda de cabelos
As estatísticas sobre a perda de cabelo revelam que a calvície surge em 80% dos homens com idade inferior a 70 anos. Estudos realizados nas últimas décadas apontam que cerca de 10% dos casos ocorrem antes mesmo do homem atingir 20 anos; de 20% a 30% surgem entre os 20 e 30 anos; e de 60% a 70%, após os 40 anos. Essa associação errônea entre idade avançada e a calvície é um dos fatores que ainda levam muitos homens a adiar a visita ao médico e providenciar eventuais tratamentos que poderiam ter mais sucesso se iniciados precocemente. 

Diferentemente do que muitos acreditam a calvície não é um problema que se restringe ao universo masculino. Estudos realizados pela Academia Americana de Dermatologia mostram que de um total de dois bilhões de pessoas no mundo enfrentam os efeitos da calvície, mais de 100 milhões são mulheres. No Brasil, o problema atinge cerca de 40% da população feminina.