10 de setembro de 2007

Queda de cabelos em mulheres também é comum

Queda de cabelos em mulheres também é comum



Queda de cabelos em mulheres também é comum

A queda e diminuição de cabelos não é apenas um problema do sexo masculino. Pesquisas revelam um aumento de 10% ao ano no número de casos de diminuição de cabelos em mulheres. A queda não pode ser chamada de calvície.

A calvície é um termo que se aplica só à rarefação capilar, devido a problemas genéticos. Acredita-se que o estilo de vida das mulheres é que leva ao quadro. O estresse provoca no corpo alterações hormonais, que podem levar a queda dos fios.

Toda vez que aumenta a queda de cabelos, provavelmente estamos diante de um quadro de perda anormal. Uma queda de cabelo é considerada normal, quando caem até 100 fios diariamente. Como essa perda se da durante todo o dia, a queda é mais visível na hora do banho, ou de se pentear. Considera-se patológica, quando a pessoa perde mais de 150 fios/dia.

No outono, os cabelos realmente caem mais do que no verão, pois a pele possui sensores de luminosidade, que sofrem mais estímulos nesta estação, fazendo com que os cabelos cresçam mais e caiam menos.

Para diagnosticar o quadro e a existência de problema capilar são necessários exames de rotina que envolvem a bioquímica do sangue para se avaliar todos os hormônios: a hipófise, da tiróide, da supra-renal e dos ovários, nas mulheres, testículos, no homem, bem como o metabolismo, dosando reservas de ferro, zinco, cobre, vitaminas e, se necessário, uma biopsia do couro cabeludo.

Os shampoos antiqueda são bons para manter o couro cabeludo estável e limpo, especialmente quando há presença de dermatite seborréia ou caspa, mas são apenas coadjuvantes no tratamento, pois não revertem o quadro de queda com o seu uso isolado.

Dr. Valcinir Bedin é médico e visitante da Universidade Vadois - Lausanne -Suíça, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Estética- Regional São Paulo, presidente da Sociedade Brasileira para Estudos do Cabelo, diretor do Instituto de Pesquisa e Tratamento do Cabelo e da Pele.

Informações no tel. (11) 3078-4690 ou por e-mail: central@majmaluf.com.br