26 de julho de 2004

Revolumerização facial para combater o envelhecimento do rosto

Revolumerização facial para combater o envelhecimento do rosto



Revolumerização facial para combater
o envelhecimento do rosto


Rosto magro, face cansada, perda ou deslocamento do enchimento facial, pregas ao sorrir, perdas das maçãs, sulcos e cicatrizes são as principais indicações da Revolumerização Facial - técnica revolucionária no combate ao envelhecimento do rosto.

Menos conhecida que o lifting, essa técnica é uma versão aperfeiçoada do método de injeções com gordura, iniciada pelos especialistas franceses Illouz, em 1984, e Fournier, em 1989.

Pioneiro da técnica no Brasil, o dermatologista João Carlos Pereira, de São José do Rio Preto, São Paulo, afirma que a Revolumerização elimina rapidamente a flacidez, depressões, volumes elevados e localizados de gordura e o aspecto envelhecido da face, sem hematomas, cortes e cicatrizes cirúrgicas. “O efeito é praticamente imediato e o resultado é um rosto jovial, descansado e saudável, ao contrário de outras técnicas que rejuvenescem, mas mudam a identidade do rosto”, diz o médico.

Na Revolumerização, após a anestesia local, uma pequena quantidade de gordura é retirada com microcânulas da face interna dos joelhos ou de outra área do corpo. Essa gordura é processada, transformando-se em uma massa de colágeno puro.
Esse material é injetado no subcutâneo dos pontos deprimidos da face, através de finas cânulas. Em seguida, o organismo se encarrega de formar uma fibrose em torno desse material, estabelecendo residência definitiva no local. A quantidade injetada pode ser de 4 até 20 cc de gordura processada. O excedente é conservado em um freezer, por 12 meses, para futuras aplicações de refinamentos na Revolumerização Facial.

“A Revolumerização Facial não é dolorosa nem necessita de sedativos para a sua realização. Um inchaço de 2 a 7 dias pode ocorrer na área tratada. Essa técnica é ideal para pessoas alérgicas a produtos comerciais de preenchimento (Restylane, Perlane, Metacryl, Evolution, Artecoll). Também oferece a melhor relação custo-benefício e é mais adequada quando se necessita utilizar grandes quantidades de preenchimento, o que é desaconselhavel com qualquer produto industrializado”, alerta o dermatologista.

E acrescenta que a Revolumerização é indicada para repor ou remover a gordura da face que se desloca ou atrofia com a idade, mas também pode ser usada para valorizar alguma área, como acentuar as maças do rosto ou apagar sulcos entre o nariz e a boca.

“Aplicações de toxina botulínica pode ser associada ao tratamento da Revolumerização pois elimina as rugas dinâmicas da parte superior da face (linhas frontais, sulcos entre as sobrancelhas, “pés-de-galinha”). Os lasers, o microdermoabrasão (Crystal) e os peelings químicos podem complementar o procedimento para tratar a superfície da pele, ou seja, a textura e as rugas finas e manchas solares”, explica o médico.


* Dr. João Carlos Pereira é Dermatologista e Cirurgião Dermatológico – consultor de saúde das revistas Elle, Vogue, Cláudia, Corpo a Corpo e Nova. Também é membro da American Society of Cosmetic Surgery