27 de julho de 2009

São Paulo ganha Espaço do Olfato

São Paulo ganha Espaço do Olfato




São Paulo ganha Espaço do Olfato


Proporcionar uma experiência que une conhecimento à vivência de novas sensações e emoções. Esta é a proposta do Boticário que, em parceria com a Estação Ciência - USP, lançou na semana passada o Espaço do Olfato, instalado na área do Corpo Humano da Estação Ciência, em São Paulo.

Totalmente interativo, o espaço desvenda um dos mais ricos e complexos sentidos do ser humano: o olfato. Em fevereiro deste ano, a Fundação O Boticário e a Estação Ciência - USP também inauguraram no mesmo Museu, a Estação Natureza, que mostra as belezas naturais brasileiras de forma lúdica e também interativa. “Espaços científicos instalados em centros urbanos se transformam em uma importante ferramenta de aprendizado, aliando lazer com a disseminação e conceitos e criação de valores. O Espaço do Olfato e a Estação Natureza nos possibilitam, ainda, estabelecer um contato mais próximo com a sociedade e atuar à frente de grandes movimentos culturais e científicos”, diz Malu Nunes, gerente de Responsabilidade Social Corporativa e Sustentabilidade do Boticário.

O Espaço do Olfato traz uma máquina interativa com aplicação multimídia, que permite que quatro usuários, simultaneamente, exercitem o olfato e conheçam conceitos básicos sobre características e história de um perfume. Quatro fragrâncias – amadeirada, chuva, floral e infância – poderão ser experimentadas e farão os visitantes recordarem momentos importantes de suas vidas.

Além disso, o Espaço do Olfato terá uma bancada com explicações sobre o sentido por meio de infográficos e imagens de computação gráfica. Dois monitores de LCD HD darão animação às imagens. Um painel instalado no local trará curiosidades, como o caminho que o olfato percorre no corpo humano. Ao todo, os visitantes percorrerão uma área de 30 metros quadrados.



“Um dos objetivos do nosso espaço é falar sobre a ciência mostrando como ela está presente no dia-a-dia das pessoas. Assim, nada mais apropriado que o formato dessa nova exposição, que aborda perfumes do nosso cotidiano e temas como memórias e emoções para explicar o corpo humano. Além disso, a máquina interativa tem um formato inspirador e curioso, que pode estimular futuros inventores e empreendedores, que é outra das nossas metas principais”, explica Roseli de Deus Lopes, diretora da Estação Ciência.

Serviço
Exposição permanente na Estação Ciência – USP
Rua Guaicurus, 1394, Lapa, São Paulo
Tel. (11) 3673 7022 / www.eciencia.usp.br