29 de abril de 2013

Sebrae-SP lança projeto Beleza e Estética para capacitar empreendedores

Sebrae-SP lança projeto Beleza e Estética para capacitar empreendedores




Sebrae-SP lança projeto Beleza e Estética para capacitar empreendedores

 

O setor de Beleza está entre os que mais cresce em todo o país. Apenas na categoria empreendedor individual, cabeleireiros e outras atividades de tratamento de beleza representam 11,8% do total no estado de São Paulo. Diante desse cenário positivo o  Sebrae-SP desenvolveu o projeto beleza e estética para promover ações que estimulam a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micros e pequenas empresas.  

O objetivo da entidade é capacitar e formalizar empreendedores individuas (Eis), micro e pequenas empresas (MPEs) e empresas de pequeno porte (EPPs) do segmento, levar informações sobre gestão empresarial e estimular os empresários a inovarem e aumentarem a competitividade do seu negócio.

O atendimento ao projeto fica concentrado no escritório regional de Osasco (SP). O plano é resultado do trabalho de um ano e é o primeiro desenvolvido para atender especificamente o profissional de beleza. Nesse período foram feitos diversos atendimentos coletivos e individuais em diferentes setores do negócio. Atualmente a instituição investe em visitas técnicas a grandes empresas, como Embeleze e L'Oréal. O esforço é para entender mais o setor e conhecer melhor as necessidades do empresário.

 “Em comparação ao crescimento médio da economia brasileira, significa que esse setor cresceu quase 10 vezes mais do que a média do Brasil”, diz o diretor-superintendente, Bruno Caetano.

Levantamento de mercado aponta crescimento de 250% comparado aos últimos dois anos. Divulgação da Associação Nacional do Comércio de Artigos de Higiene Pessoal e Beleza (Anabel) mostra que em cinco anos o número de salões aumentou 78% e pesquisa da Associação Brasileira de Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHEC) revela que o país já é o terceiro maior mercado consumidor, atrás dos Estados Unidos e Japão.