03 de abril de 2011

Seminário de Maquiagem dá dicas para profissionais na Hair Brasil

Seminário de Maquiagem dá dicas para profissionais na Hair Brasil



Seminário de Maquiagem dá dicas para profissionais na Hair Brasil

Uma novidade da Hair Brasil 2011 é o Seminário de Maquiagem que acontece no segundo dia do evento (03 de março). Antonio de Carvalho Júnior, gerente geral da feira, dividiu o palco da abertura com Catarina Silva, professora da Universidade Anhembi Morumbi, parceira da iniciativa. “Agradeço à presença de todos, esse evento de maquiagem começa como um seminário, mas a nossa intenção é que em breve ele se torne um congresso”, revelou Júnior para a plateia.

Para Catarina Silva, o seminário representa a conquista de mais um espaço para os maquiadores. “Sabemos o quanto é difícil conseguir um espaço para a discussão no mercado da beleza. Esse seminário representa o início”, esclareceu.



No mundo dos pincéis
A primeira palestra do Seminário de maquiagem contou com a presença de Carlos Jorge Rocha Oliveira que falou sobre “Biossegurança: até quando poderemos utilizar pincéis?”. Segundo Carlos, existem dois tipos de flora a residente e a transitória. A primeira é a que possuímos em nosso organismo, já a segunda é a adquirida pelo contato, inclusive dos pincéis. Foto 1056

Diante desse fato, Carlos reforçou a preocupação com a higienização dos pincéis durante a apresentação. “Quando utilizados pelos maquiadores nas clientes, os pincéis ficam muito próximos dos olhos e da boca e por isso existe o risco de ocorrer a transmissão de conjuntivite e herpes, por exemplo, de uma cliente para a outra”.

Mas Carlos alerta que a situação pode ser resolvida com a higienização correta dos pincéis. “O ideal é higienizar os pincéis com sabonete ou shampoo neutro a cada três dias, mas deve prevalecer o bom senso, se o profissional atendeu uma cliente com a pele muito acneica, por exemplo, o recomendado é que efetue a higienização logo em seguida. Aplique o produto, enxágue e finalize o processo com solução de álcool 70. Na sequência, é importante deixar que os pincéis sequem completamente, para garantir isso é interessante posicioná-los sobre um papel absorvente, como o toalha por exemplo. Apenas depois podem ser guardados, caso contrário, o mínimo de umidade pode acarretar na proliferação de fungos e até mesmo de bactérias”.

Com os pincéis higienizados vale a pena efetuar o processo no local onde são armazenados. Segundo Carlos, a pele da cliente também merece ser higienizada antes da maquiagem. “O procedimento é simples e pode ser feito com solução de álcool 70”, revela.